Corpo, escola e ensino de teatro em escolas públicas de Uberlândia (Minas Gerais)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p121-132Palavras-chave:
ensino de teatro, corporalidade, etnografiaResumo
A pesquisa de doutorado em andamento realiza etnografia de práticas docentes na área do ensino de teatro dentro de escolas da rede pública de Uberlândia-MG. O eixo da observação etnográfica são as condutas corporais e representações sobre o corpo envolvidas nos processos de ensino e aprendizagem de teatro nesse contexto. A investigação busca iluminar o tema do ensino de teatro em escolas públicas por meio da observação do corpo e da abordagem etnográfica, pouco utilizada na área de Pedagogia do Teatro no Brasil. Uma de minhas hipóteses é a de que parece haver uma tensão entre a experiência corporal vivenciada em práticas teatrais e a corporalidade que se constrói contemporaneamente em instituições de Educação Básica brasileiras. Na comunicação introduzirei alguns aspectos da pesquisa em desenvolvimento (inclusive da pesquisa em campo), apresentando reflexão realizada até o momento, que tem como centro a afirmação de Fayga Ostrower, dar forma é formar-se, na qual coloco em diálogo elementos da Pedagogia do Teatro, Teoria da Arte e Antropologia Cultural.
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