Percepção dos alunos de ensino fundamental sobre guarda responsável de animais após um programa de educação no sul do Brasil

Autores

  • Graziela Ribeiro da Cunha Universidade Federal do Paraná
  • Camila Marinelli Martins Universidade de São Paulo
  • Maysa Pellizzaro Universidade Federal do Paraná
  • Cristiane Conceição de Barros Prefeitura de Pinhais
  • Raquel Santos Pampuch Prefeitura de Pinhais
  • Antônio Felipe Paulino de Figueiredo Wouk Universidade Federal do Paraná
  • Fernando Ferreira Universidade de São Paulo
  • Rita Cássia Maria Garcia Universidade Federal do Paraná
  • Alexander Welker Biondo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.v53i2p182-190

Palavras-chave:

Animais de estimação, Guarda responsável, Alunos, Educação

Resumo

O impacto de programas de guarda responsável que objetivam promover a saúde pública precisa ser plenamente estabelecido no Brasil. Este estudo objetivou avaliar a percepção sobre guarda responsável de animais de estudantes do ensino fundamental e professores após um programa com quatro anos de duração na cidade de Pinhais. Questionários foram distribuídos para alunos da quarta série e professores de todas as escolas públicas de ensino fundamental da cidade. No total, 1022/1332 estudantes (76,7%) participaram do programa. Não houve diferença significativa entre os grupos que participaram e não participaram, em relação aos conceitos de guarda responsável (p = 0,88), zoonoses (p = 0,09) e bem-estar animal (p = 0,94). Entretanto, a frequência de acertos dos conceitos de guarda responsável e zoonoses foi significativamente maior (p < 0,01) entre os estudantes do grupo que participou 1 ou 2 vezes (779/830; 93,8% e 506/813; 62,2%, respectivamente) com relação ao grupo que participou > 2 vezes (144/165; 87,3% e 64/151; 42,4%, respectivamente). E também foi significativamente maior (p < 0,01) entre o grupo ≤ 10 anos (991/1058; 93.7%) com relação ao grupo > 10 anos (158/180; 87,8%) no primeiro conceito. Apesar da maioria dos professores aprovarem a continuidade do programa (128/137; 93,4%), eles reportaram baixas taxas de participação no treinamento (41/137; 29,9%) e utilização dos materiais didáticos disponíveis (78/137; 26,9%). O estudo mostrou que a percepção sobre guarda responsável de animais em programas de educação continuada pode ser mais facilmente absorvida por crianças de até 10 anos de idade e com até duas participações.

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Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

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Como Citar

1.
Cunha GR da, Martins CM, Pellizzaro M, Barros CC de, Pampuch RS, Wouk AFP de F, et al. Percepção dos alunos de ensino fundamental sobre guarda responsável de animais após um programa de educação no sul do Brasil. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [Internet]. 1º de julho de 2016 [citado 22º de julho de 2024];53(2):182-90. Disponível em: https://periodicos.usp.br/bjvras/article/view/105484