Neoplasias mamárias caninas em Santos, Brasil: perfil clinicopatológico e de sobrevida
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.v51i3p252-262Palavras-chave:
Diâmetro tumoral, Estadiamento, Quimioterapia, Recidiva, SobrevidaResumo
Os tumores das glândulas mamárias são as neoplasias mais comuns em cadelas em nosso país; no entanto, são poucos os trabalhos brasileiros dedicados ao estudo clinicopatológico e de sobrevida nesta doença. O presente trabalho teve por objetivo o estudo clínico e patológico dos tumores mamários caninos na Região Metropolitana de Santos, uma área no estado de São Paulo com uma população canina estimada em 120 mil animais. Dados de 14.298 cães foram coletados retrospectivamente dos prontuários médicos do Hospital Veterinário da Universidade Metropolitana de Santos – São Paulo – Brasil. Durante o período do estudo, foram atendidas 317 fêmeas com diagnóstico histopatológico de neoplasia, dos quais, 170 se referiam a lesões mamárias epiteliais distribuídas em 13 tumores benignos, 152 malignos (89,4% dos diagnósticos) e 5 lesões epiteliais não-neoplásicas (hiperplasia ductal). O tumor mais frequente foi o carcinoma tubular (38,2% dos tumores malignos) e tumores de grau I, respondendo por 73,0% do total diagnosticado. Estudos de sobrevida apontaram para o estadiamento clínico das neoplasias mamárias caninas como importante fator prognóstico, e na análise multivariada, diâmetro do tumor, grau histológico, quimioterapia adjuvante e recorrência apresentaram-se como covariáveis com valor preditivo de sobrevida. Levando-se em conta a elevada prevalência de carcinoma tubular simples na população canina de Santos, pode-se considerá-la como promissor modelo translacional para o estudo da doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode). Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.