A invenção da moda brasileira

Autores/as

  • Luz Garcia Neira Centro Universitário SENAC-SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2008.68123

Palabras clave:

moda brasileira, linguagem visual, sociabilidade.

Resumen

Esta argumentação toma como verdadeira a idéia de que existe, ou existiu, aquilo que pode ser chamado de “moda brasileira”, não em função de sua origem produtiva, mas pela manifestação de uma estética que lhe é particular, ainda que seja no imaginário das pessoas. Investigando a procedência desse discurso, constata-se em sua base a presença de um ideal nacionalista estetizado em cores, formas e volumes próprios da gramática visual da moda, ainda carente de um estudo próprio, pois a “moda brasileira” tem sido abordada prioritariamente por meio de sua história ou da sociabilidade de seus signos, mas raramente em sua estrutura como linguagem. Este trabalho sugere modos de análise para este fenômeno.

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Biografía del autor/a

  • Luz Garcia Neira, Centro Universitário SENAC-SP
    Licenciada em Artes Plásticas e Mestre em Ciências da Comunicação, é docente do curso de Bacharelado em Design de Moda do Centro Universitário SENAC-SP.

Publicado

2008-04-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar