ALBERT BENSOUSSAN : ESCREVER DE MARGEM A MARGEM
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2024.221881Palavras-chave:
Albert Bensoussan, Judeus do mundo islâmico, Colonização, Literatura sefardim, Literatura judaica francesaResumo
Apresentado no I Congresso Internacional de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo.
Este artigo discute a obra memorialística do escritor judeu de origem argelina Albert Bensoussan (1935-), e o trânsito do autor entre idiomas e continentes: o árabe e o francês; o espanhol; a origem na Argélia colonial e o seu presente na Bretanha. A trajetória de Bensoussan revela-se emblemática do destino de toda uma geração e de todo um grupo: os dos judeus nascidos no mundo islâmico nos séculos XIX e XX, que foram marcados, por um lado, pela experiência da colonização de seus países natais por nações européias e, por outro, pelas perseguições e expulsões que tiveram lugar a partir da fundação do Estado de Israel em 1948. Discute-se também, no artigo, a questão da língua-mãe e da língua como pátria.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. “Über Sprache überhaupt und über die Sprache des Menschen”, em Gesammelte Schriften, vol. II-1, Suhrkamp, Frankfurt a.M. 1991.
BENSOUSSAN, Albert. Le vertige des étreintes. Paris : Maurice Nadal, 2017.
L’échele séfarade. Paris : L’Harmattan, 2013.
L’échele algérienne. Paris : L’Harmattan, 2001.
DERRIDA, Jacques. Le monolinguisme de l’autre. Paris : Galilée, 2006.
FINKIELKRAUT, Allain. Le Juif imaginaire. Paris : Seuil, 1980.
HOCQUETTE, Eric. « L’exil dans l’oeuvre de Naïm Kattan : una chance plutôt qu’un handicap » em AMRAOUI, Abdelaziz. Littérature et mobilité. Paris : L’Harmattan, 2020
MEMMI, Albert. Portrait du colonisé, précédé d’un Portrait du colonisateur. Paris : Folio, 1985.
SCHULZ, Elisabeth. Identité séfarade et littérature francophone au XXe siècle. Paris : L’Harmattan, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Língua e Literatura Hebraica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.