Espelhamentos: o GPT e a educação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p81-94Palabras clave:
ChatGPT, comunicação, educação, algoritmos, mudançasResumen
Neste artigo, situamos alguns elementos circundantes do ChatGPT que estão desafiando o campo de estudos educomunicativos. Os avanços em andamento na inteligência artificial generativa vêm provocando alterações nos modos de acessar informações, elaborar discursividades, promover traduções entre variadas línguas, acionar os potenciais intersemióticos, tudo em tempo acelerado e de relativa facilidade operacional. Trata-se, portanto, de um sistema e seus processos econômicos e comunicacionais, com implicações nos diversos segmentos da vida social, cujas potencialidades podem ser identificadas, malgrado pairarem interrogantes acerca do futuro a ele reservado. Neste contexto, consideramos que a educação, em seus diferentes níveis e séries, será instada a implementar estratégias de reconhecimento dos modelos generativos de linguagem, com eles dialogando a partir de uma perspectiva analítico-crítica.
Descargas
Referencias
BENDER, Emily M; GEBRU, Timnit; McMILLAN, Angelina; SHMARGARET, Shmitchell. On the dangers of stochastic parrots: can language models be too big? Digital Library, [s. l.], 2022. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/3442188.3445922. Acesso em: 10 maio 2024.
CARNIELLI, Walter. GPT não foi treinado para dizer verdades. Abranet, [s. l.], 2024. Disponível em: https://www.abranet.org.br/Noticias/Walter-Carnielli%2C-da-Unicamp%3A-GPT-nao-foi-treinado-para-dizer-verdades 4766.html?UserActiveTemplate=mobile. Acesso em: 5 mar. 2024.
CHOMSKY, Noam; ROBERTS, Ian; WATUMULL, Jeffrey. Noam Chomsky: the false promisse of ChatGPT. The New York Times, New York, 2023. Opinion. Disponível em: https://www.nytimes.com/2023/03/08/opinion/noam-chomsky-chatgpt-ai.html. Acesso em: 13 jun. 2024.
CRARY, Jonathan. Terra arrasada. Além da era digital, rumo a um mundo pós-capitalista. São Paulo: Ubu, 2023.
HARARI, Yuval. Yuval Harari on threats to humanity posed by A.I. The New York Times, New York, 24 mar. 2023. Opinio. Disponível em: https://www.nytimes.com/2023/03/24/opinion/yuval-harari-ai-chatgpt.html. Acesso em: 10 maio 2024.
NICOLELIS, Miguel. IA não é inteligência e sim marketing para explorar o trabalho humano. Folha de S.Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/07/ia-nao-e-inteligencia-e-sim-marketing-para-explorar-trabalho-humano-diz-nicolelis.shtml. Acesso em: 8 jul. 2023.
O´NEIL, Cathy. Algoritmos de destruição em massa. Como o big data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia. Santo André: Rua do Sabão, 2020.
SEARLE, John R. Is the brain´s mind a computer program? Scientific American, New York, 1990. Disponível em: https://www.scientificamerican.com/article/is-the-brains-mind-a-computer-progr/. Acesso em: 30 maio 2023.
WITTGENSTEIN, Ludwig. The Blue and Brown Books: Preliminary Studies for the “Philosophical Investigations”. New York: Harper & Row, 1958.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância. A luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Adilson Citelli

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.