Um tetinho armado no deserto ou a crítica literária de Tamara Kamenszain
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i38p%25pMots-clés :
Tamara Kamenszain; critique; poésie; toit; femmes.Résumé
Este trabalho propõe uma reflexão sobre como se dá a construção de um espaço apto a acolher as mulheres escritoras na crítica literária. Para tanto, acompanharemos Tamara Kamenszain, poeta e ensaísta argentina, que questiona em seu livro Garotas em tempos suspensos (2022) – que leremos como um gênero misto entre poesia e crítica feminista – a diferença que garante aos vates um lugar assegurado e confortável no cânone. A partir do que Tamara partilha em seus escritos sobre os caminhos de sua primeira publicação enquanto crítica, com o livro El texto silencioso (1983), bem como sobre sua relação com este gênero textual que lhe chega sob o peso das leis e do julgamento, desdobraremos a fundação de um novo lugar, o precário tetinho armado no deserto que ela proporá no livro Solos y solas (2005). Este teto tem a particularidade de ser instável, pois situado não apenas no deserto, ele está também dentro de um fora, produzindo uma exterioridade radical no campo do pensamento literário. Mas essa exterioridade tem a ética de reunir em si a diferença, os dissidentes, gesto que Tamara aposta na medida em que abre sua escrita ao campo do outro, assegurando a estes a possibilidade dizer.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ANZALDÚA, G. “Falando em línguas: uma carta para mulheres de terceiro mundo”. In: ANZALDÚA, G. A vulva é uma ferida aberta. Rio de Janeiro: A bolha editora, 2021.
ASTUTI, A. “Óyeme, mi oíme: Tamara Kamenszain. La novela de la poesía reunida”. Caracol, Revista do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanholas e Hispano-Americanas da FFLCH, USP, São Paulo, n.5, p. 300-305, 2012.
CIXOUS, H. O riso da Medusa. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2022.
DURAS, M. Escrever. Belo Horizonte: Relicário, 2021
FOFFANI, E. “Prólogo. Tamara Kamenszain: La poesía como novela luminosa” (2012). In: KAMENSZAIN, T. La novela de la poesía. Poesía reunida. Ciudade Autónoma de Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2019.
KAMENSZAIN, T. “El texto silencioso (1983)”. In: KAMENSZAIN, T. Historias de amor (Y otros ensayos sobre poesía). Buenos Aires: Paidós, 2000.
KAMENSZAIN, T. “El ghetto de mi lengua”. In: MOLLOY, S. Poéticas de la distancia. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2006.
KAMENSZAIN, T. La boca del testimonio: lo que dice la poesía. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2007.
KAMENSZAIN, T. La extraña familia. [Entrevista concedida a Enrique Foffani]. Página 12 [on-line], 2010. Disponível em: <https://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/libros/10-4034-2010-10-24.html> Acesso em: 10 nov. 2023.
KAMENSZAIN, T. La novela de la crítica [Entrevista concedida a Irina Garbatsky]. Bazar Americano, ano XI, n. 49, nov.-dez, 2012. Disponível em: <http://bazaramericano.com/reportajes.php?cod=24&pdf=si> Acesso em: 23 out. 2023.
KAMENSZAIN, T. Fala poesia. Rio de Janeiro: Azougue, 2015
KAMENSZAIN, T. “Bordado e costura do texto (1983)”. In: KAMENSZAIN, T. Fala poesia. Rio de Janeiro: Azougue, 2015
KAMENSZAIN, T. El libro de Tamar. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2018.
KAMENSZAIN, T. “La casa grande (1986)”. In: KAMENSZAIN, T. La novela de la poesía. Poesía reunida.Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2019.
KAMENSZAIN, K. “Solos y solas (2005)”. In: KAMENSZAIN, T. La novela de la poesía. Poesía reunida.Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2019.
KAMENSZAIN, T. La novela de la poesía. Poesía reunida.Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2019.
KAMENSZAIN, T. Livros pequenos. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2021.
KAMENSZAIN, T. Garotas em tempos suspensos. São Paulo: Círculo de poemas, 2022.
KANZEPOLSKY. A. “As línguas do luto”. In: O gueto/ O eco da minha mãe. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.
MAGALHÃES, D. “Ler, no corte, o que está prestes a nascer: Chicas en tiempos suspendidos de Tamara Kamenszain”. eLyra, n.18, 2021
PRADO, E. La ficción teórica en la obra de Héctor Libertella. 2015. 204 f. Mestrado (dissertação em letras) - Universidad Nacional de Mar del Plata. Facultad de Humanidades. Departamento de Letras, Argentina, 2015.
VIDAL, P. “Posfácio. E no entanto e no entanto: o livro das chicas de Tamara”. In: KAMENSZAIN, T. Garotas em tempos suspensos. São Paulo: Círculo de poemas, 2022.
WOOLF, V. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).