Vítimas fatais do salazarismo: realidade e ficção em "Balada da praia dos cães: dissertação sobre um crime" (1982), de José Cardoso Pires

Autores

  • Denise Rocha Universidade Federal do Ceará, FortalezaUNILAB

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v10i20p97-119

Palavras-chave:

Literatura portuguesa, José Cardoso Pires, Balada da Praia dos Cães, história, polifonia

Resumo

O objetivo do estudo é apresentar as variadas facetas da realidade e da ficção do crime do Guincho (1960) - o assassinato do capitão Almeida Santos, um dos líderes do Golpe da Sé (1959) para derrubar a ditadura de Salazar - que abalou a opinião pública portuguesa e motivou a escrita da Balada da Praia dos Cães (1982), de José Cardoso Pires. A narrativa polifônica (Bakhtin), que será analisada segundo reflexões de Hutcheon e Todorov, evoca o ambiente de medo e violência em Lisboa, e revela a ruptura de paradigmas consagrados do romance, ao mesclar variados registros: dossiês policiais, autos e relatórios com jargões e técnicas de inquérito e de medicina legal forenses; textos e intertextos: notas de rodapé explicativas sobre a biografia de personagens e eventos históricos, notícias de jornais, panfletos etc.

Palavras-chave: Literatura portuguesa; José Cardoso Pires; Balada da Praia dos Cães; história; ficção.

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Biografia do Autor

  • Denise Rocha, Universidade Federal do Ceará, FortalezaUNILAB

    Licenciatura e Doutorado em Letras, UNESP, Assis

    Geschichte und Deutsche Philologie, Magister Artium, Ruprecht-Kars-Universität Heidelberg

     

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Rocha, D. (2018). Vítimas fatais do salazarismo: realidade e ficção em "Balada da praia dos cães: dissertação sobre um crime" (1982), de José Cardoso Pires. Revista Desassossego, 10(20), 97-119. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v10i20p97-119