Pequena análise poético-filosófica das “Artes Poéticas” de Sophia de Mello Breyner Andresen
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v11i21p75-84Palavras-chave:
Sophia de Mello Breyner Andresen, Artes PoéticasResumo
Aceitar a concretude das coisas e a sua efemeridade, enquanto característica de uma existência plena, posto que vivida. Tal parece ser a pedra de toque da poética de Sophia de Mello Breyner Andresen. Fazer da escrita poética um exercício que se aproxime do kalós kagathós grego, da ação bela e nobre, mas fazer dessa beleza e dessa nobreza presença na realidade, realidade das coisas, jungida às palavras. Sem ser transcendente, deus está presente: é palavra e realidade.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Metafísica de Aristóteles. Edición Trilingüe de Valentín García Yedra. Madrid: Editorial Gredos, 1987.
_____________. Metafísica. Livro I (Alfa), Livro II (Alfa elatton), Livro III (Beta). Tradução, introdução e notas de Lucas Angioni. Clássicos da Filosofia. Cadernos de Tradução n. 15. Campinas: UNICAMP/IFCH, fevereiro de 2008.
_____________. Poética. Edição bilíngue. Tradução de Eudoro de Souza. São Paulo: Ars Poetica, 1993.
CASSIN, Barbara. Nuestros Griegos y sus Modernos. Estrategias Contemporáneas de Apropriación de la Antiguëdad. Textos Reunidos por Barbara Cassin. Buenos Aires: Ediciones Manantial, 1994.
COURTINE, Jean-François. Uma difícil transacción: Heidegger, entre Aristóteles y Lutero. In Nuestros griegos y sus modernos: Estrategias contemporâneas de apropiácion de la Antigüedad. Textos reunidos por Barbara Cassin. Ediciones Manantial. Buenos Aires, 1994,
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução, organização, nota prévia, anexos e notas: de Fausto Castilho. Campinas, SP: Editora da Unicamp; Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.
LOURENÇO, Eduardo. Obras Completas: vol III – Tempo e Poesia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016.
LORCA, Federico Garcia. Prosa. Madrid: Alianza Editorial, 1972.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Pensar é estar doente dos olhos. in O Olhar. Organização de Adauto Novaes. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
PELLEGRIN, Pierre. Vocabulário de Aristóteles. Tradução de Claudia Berliner; revisão técnica Marcos Ferreira de Paula. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
PESSOA, Fernando. Obra Poética. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguillar, 1986.
SÓFOCLES. Édipo Rei de Sófocles. Tradução de Trajano Vieira; apresentação J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Rosely de Fátima Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.