An absent presence of Sensationism in critical fortune
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v13i26p30-51Keywords:
Fernando Pessoa, Sensacionism, Reception, Portuguese literatureAbstract
Considered as a current literary project, articles and theoretical fragments on Sensacionism were found in Fernando Pessoa's estate and published throughout the 20th century in anthologies that, little by little, revealed the most complete profile of a Pessoa who not only wrote, but also thought of his work. Although this theme has not always been incorporated by the exegesis dedicated to the poet, it is relevant to note that sensational aesthetic principles sometimes figure in the critical fortune indirectly, in certain interpretations of his poetics that, to some extent, correspond to the theorization that Fernando Pessoa developed. We call this indirect figuration “absent presence” and try to understand how sensationist principles are present in the works of five exegetes: Mar Talegre (1947), Adolfo Casais Monteiro (1958), Jacinto do Prado Coelho (1949), Jorge de Sena (1946) and Mário Sacramento (1958). This article looks for the absent presence of Sensationism in the works of these authors between the 1940s and 1950s, when the estate of Fernando Pessoa began to be made public, and even before publications that more fully revealed the Pessoa estate of articles dedicated to Sensationism.
Downloads
References
COSTA, Paula Cristina da. As dimensões artísticas e literárias do projecto sensacionista. Dissertação (Mestrado em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, 1990.
COSTA, Paula Cristina da. “Sensacionismo”. In: MARTINS, Fernando Cabral (coord.). Dicionário de Fernando Pessoa e do modernismo português. São Paulo: Leya, 2010.
ELIOT, T. S. Selected Essays, 1917-1932. London: Faber & Faber, 1932.
GIL, José. Fernando Pessoa ou a metafísica das sensações. Lisboa: Relógio d’Água, 1987.
MONTEIRO, Adolfo Casais. Estudos sobre a poesia de Fernando Pessoa. Rio de Janeiro: Agir, 1958.
PESSOA, Fernando. “Movimento sensacionista”. In Exílio. Lisboa, 1916.
PESSOA, Fernando. Obra completa de Álvaro de Campos. Editado por Jerônimo Pizarro e Antonio Cardiello. Lisboa: Tinta da China, 2014.
PESSOA, Fernando. Páginas de doutrina estética. Seleção, prefácio e notas de Jorge de Sena. Lisboa: Editorial Inquérito, 1946.
PESSOA, Fernando. Páginas íntimas e de auto-interpretação. Textos estabelecidos e prefaciados por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho. Lisboa: Ática, 1966.
PESSOA, Fernando. Pessoa inédito. Orientação, coordenação e prefácio de Teresa Rita Lopes. Lisboa: Livros Horizonte, 1993.
COELHO, Jacinto do Prado. Diversidade e unidade em Fernando Pessoa. 5ª ed. Lisboa: Verbo, 1980.
SACRAMENTO, Mário. Fernando Pessoa: poeta da hora absurda. Lisboa: Contraponto, 1958.
SENA, Jorge de. Fernando Pessoa & cia heterónima. 3 ed. Lisboa: Edições 70, 2000.
SEPÚLVEDA, Pedro; URIBE, Jorge. Estranhar Pessoa, n. 7. IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição: Lisboa, out. 2020.
TALEGRE, Mar. Três poetas europeus: Camões, Bocage, Pessoa. Lisboa: Sá da Costa, 1947.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Dênis Augusto Sousa da Silva, Marcus Alexandre Motta
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.
Funding data
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Grant numbers 88882.450852/2019-01