ACERCA DA LIÇÃO DA GNOSE ALMADIANA

Autores/as

  • Mary Nascimento da Silva Leitão Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v7i14p167-170

Palabras clave:

Almada Negreiros, Residualidade,

Resumen

Almada dividiu-se em diferentes modos de expressão artística. E Martins parte dessa ideia para mostrar que mesmo tendo essa rica multiplicidade artística, Almada Negreiros demonstrou em sua obra a “inteireza do seu ser”, a busca pela unidade, a qual foi estudada na obra em análise a partir dos conceitos de “intrasubjetividade” e “intersubjetividade”. Isso, segundo a autora, torna-se peculiar diante das produções de Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, as quais focaram a fragmentação, seja múltipla ou simplesmente dupla, aos moldes de cada autor.

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Biografía del autor/a

  • Mary Nascimento da Silva Leitão, Universidade Federal do Ceará
    Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Ceará.

Referencias

MARTINS, Elizabeth Dias Martins. Do fragmento à unidade: a lição da gnose almadiana. Fortaleza: EDUFC, 2013. 229 p.

Publicado

2016-02-15

Cómo citar

Leitão, M. N. da S. (2016). ACERCA DA LIÇÃO DA GNOSE ALMADIANA. Revista Desassossego, 7(14), 167-170. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v7i14p167-170