Redes de apoio à escolarização de estudantes da educação especial em sistemas públicos do Espírito Santo

Autores/as

  • Andressa Caetano Mafezoni Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alexandro Braga Vieira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ricardo Tavares de Medeiros Universidade Federal do Espírito Santo
  • Isalém Angelo Vieira da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450270601por

Palabras clave:

Educação especial, Redes de apoio, Sistemas de ensino capixabas

Resumen

O estudo objetiva problematizar a composição de redes de apoio e suas implicações com a escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial, adotando, como referência, quatro sistemas públicos municipais de ensino, localizados na Região Metropolitana da Grande Vitória/ES. Busca sustentação em autores dedicados a teorizar sobre a articulação de redes de apoio nas escolas comuns, visando à acessibilidade curricular. Apoia-se na pesquisa qualitativa e na cartografia, com dados produzidos a partir de levantamento de informações no Instituto Nacional Anísio Teixeira e realização de três grupos focais com profissionais da educação, entre os meses de setembro e outubro de 2020. Como resultados, o estudo evidencia que: a) a matrícula de estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nos sistemas de ensino analisados impulsiona as políticas educacionais, dentre elas, a criação de redes de apoio; b) essas redes têm se constituído de modo plural, ou seja, por meio de concursos públicos, contratação de professores temporários e remanejamento de docentes do ensino comum; c) composição de equipe central de educação especial, algumas com inserção de profissionais da área da saúde; d) instalação de salas de recursos multifuncionais; e) oferta do atendimento educacional especializado, mesmo com diferentes concepções. Como considerações finais, o estudo desvela a necessidade de problematizar a filantropia e articular as redes de apoio de modo que elas fortaleçam o direito de acesso, permanência e aprendizagem com qualidade socialmente referenciada para os estudantes apoiados pela educação especial.

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Publicado

2024-06-28

Cómo citar

Redes de apoio à escolarização de estudantes da educação especial em sistemas públicos do Espírito Santo. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e270601. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450270601por