Um olhar semiótico sobre livros didáticos para o ensino de língua materna no Brasil e na França
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2020.172324Palavras-chave:
Semiótica discursiva, Livro didático para ensino de língua materna, Tematização e figurativizaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise linguístico-discursiva a partir do cotejo de dois livros didáticos para o ensino de língua materna: Fleurs d’Encre 3ᵉ, para o ensino de Língua Francesa, e Português Linguagens 9º ano, para o ensino de Língua Portuguesa. Examinam-se, pelo quadro teórico-metodológico proposto pela semiótica discursiva francesa, os procedimentos de instauração de pessoas e tempos no enunciado, bem como os procedimentos de tematização e figurativização dos discursos em questão.
Downloads
Referências
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Conceitos e imagens da norma no português falado no Brasil: o discurso da gramática. São Paulo: USP, 1999. (Relatório de projeto de pesquisa).
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2008.
BENVENISTE, Émile. Problèmes de linguistique générale I. Paris: Éditions Gallimard, 2003.
BERTAGNA, Chantal; CARRIER, Françoise. Fleurs d´encre : Français 3ᵉ manuel unique. Paris : Hachette Livre, 2012.
CEREJA, William; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. 9º ano. São Paulo: Atual, 2010.
FIORIN, José Luiz. Pragmática. In: FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à linguística. II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003. p.161-185.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação. São Paulo: Ática, 2008.
LARA, Glaucia Muniz Proença. As imagens da língua portuguesa no discurso da escola. Belo Horizonte: UFMG, 2002. (Relatório de projeto de pesquisa).
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luciano Magnoni Tocaia, Glaucia Muniz Proença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.