Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i1p72-85Palavras-chave:
formação, acolhimento, inclusão, psicanáliseResumo
Partindo de uma crítica à chamada “utopia racionalista”, dominante no campo da formação docente, pretende-se, neste artigo, demonstrar a presença do saber inconsciente na relação do professor com seu aluno, fazendo furo no conhecimento referencial articulado que o professor construiu em sua formação. Procura-se demonstrar, também, a partir de fragmentos de sessões do dispositivo de grupos de escuta de professores, como é possível mobilizar esse saber inconsciente, com efeitos formativos, e não apenas terapêuticos. Essa abordagem de trabalho nos permitiu refletir sobre uma política de acolhimento dos professores, inspirada na psicanálise, bem como situar seu principal conceito: o de clínica da inclusão.
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Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.