Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i1p72-85

Palavras-chave:

formação, acolhimento, inclusão, psicanálise

Resumo

Partindo de uma crítica à chamada “utopia racionalista”, dominante no campo da formação docente, pretende-se, neste artigo, demonstrar a presença do saber inconsciente na relação do professor com seu aluno, fazendo furo no conhecimento referencial articulado que o professor construiu em sua formação. Procura-se demonstrar, também, a partir de fragmentos de sessões do dispositivo de grupos de escuta de professores, como é possível mobilizar esse saber inconsciente, com efeitos formativos, e não apenas terapêuticos. Essa abordagem de trabalho nos permitiu refletir sobre uma política de acolhimento dos professores, inspirada na psicanálise, bem como situar seu principal conceito: o de clínica da inclusão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rinaldo Voltolini, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Referências

Cifali, M. (2012). Démarche clinique, formation et écriture, In L. Paquay, Former des enseignants professionnels: quelles stratégies? Quelles compétences? (pp. 145-159). Bruxelles: De Boeck Supérieur.

Freud, S. (1996). O mal-estar na civilização. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud (Vol. XXI, pp. 65-147). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1930).

Imbert, F. (1992). Vers une clinique du pédagogique: un itinéraire en sciences de l’éducation. Vigneux: Éditions Matrice.

Imbert, F. (1993). La question de l’étique: dans le champ éducatif: pour une praxis pédagogique. Vigneux: Éditions Matrice.

Lacan, J. (1971). O saber do psicanalista: seminário 1971-1972. Seminário inédito

Lacan, J. (1992). O seminário: livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (1998). O tempo lógico e a asserção da certeza antecipada. In J. Lacan, Escritos (pp. 197-213). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Meirieu, P. (2006). Frankenstein pédagogue (5a ed). Issy-les-Moulineaux: ESF.

Nóvoa, A. (1992). Formação de professores e profissão docente. In A. Nóvoa (Coord.), Os professores e a sua formação (pp.113-133). Lisboa: Dom Quixote.

Pain, S. (1987). A função da ignorância. Porto Alegre: Artes Médicas.

Perrenoud, P. (1994). La formation des enseignants: entre théorie et pratique. Paris: ESF.

Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes.

Voltolini, R. (2018). Psicanálise e formação de professores: antiformação docente. São Paulo: Zagodoni.

Voltolini, R. (2020). Yo no fui preparado para eso: aportes sobre los saberes necesarios en la educación inclusiva. In P. Zelmanovich & M. Minnicelli (Coords.), Resistidas y desafiadas: las prácticas en las instituciones entre demandas, legalidades y discursos (pp. 198-204). Buenos Aires: Flacso.

Voltolini, R. (2022). Crianças fora-de-série: psicanálise e educação inclusiva. São Paulo: Benjamin Editorial.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Voltolini, R. (2024). Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão. Estilos Da Clinica, 29(1), 72-85. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i1p72-85