A alienação da criança: clínica e contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i3p475-491Resumen
Insertado en el proyecto de investigación "El psicoanálisis con niños: teoría y práctica", financiado por UNAERP y con base en los supuestos del psicoanálisis lacaniano, este estudio pretende investigar la alienación y la separación, presentando sus características, importancia y consecuencias, así como su posible relación con las manifestaciones sintomáticas en niños. En este trabajo se consideró nuestro momento histórico, caracterizado por los discursos capitalista y científico, que corroboran el proceso de objetalización de los niños. Por lo tanto, se realizó una reflexión acerca de los modos de alienación que operan dichos discursos. En cambio, el psicoanálisis propone salidas que permiten la emergencia de un sujeto.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.