La situación escolar frente a la violencia del deseo en ruina
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i3p314-327Palabras clave:
psicoanálisis, escuela, transmisión, deseoResumen
El objetivo principal de este trabajo es presentar un tipo de violencia presente en las escuelas y cuya característica es el deseo en ruina, un fenómeno psíquico resultante de la invasión tecnocrática del escenario escolar. Para ello nos remitimos al conocido caso de los cerebros frescos presentado por Ernst Kris en 1948 y retomado por Jacques Lacan, diez años después, en el texto La dirección del tratamiento y los principios de su poder. La discusión se da fundamentalmente a partir de las nociones de situación analítica, interpretación, transferencia, transmisión y deseo. Como propuesta de resistencia a este tipo de violencia en las escuelas, se presentan las consideraciones de Walter Benjamin sobre el valor formativo de la narrativa de experiencias, acto que vincula generaciones y que apunta en una dirección contraria a la individualización de los impasses escolares.
Descargas
Referencias
Arendt, H. (2000). Entre o passado e o futuro (M. W. B. de Almeida trad.). São Paulo: Perspectiva.
Benjamin, W. (1986). A vida dos estudantes. In W. Bolle, Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos (C. H. M. R. de Souza, trad., pp. 151-159). São Paulo: Cultrix. (Trabalho original publicado em 1914).
Benjamin, W. (2012a). O narrador. In W. Benjamin, Obras escolhidas volume I (S. P. Rouanet, trad., pp. 213-240). São Paulo, SP: Brasiliense. (Trabalho original publicado em 1936).
Benjamin, W. (2012b). Experiência e pobreza. In W. Benjamin, Obras escolhidas volume I (S. P. Rouanet, trad., pp. 123-128). São Paulo, SP: Brasiliense. (Trabalho original publicado em 1933).
Brasil. (2023). Ataques às escolas no Brasil: análise do fenômeno e recomendações para a ação governamental. Grupo de Trabalho de Especialistas em Violência nas Escolas. Recuperado de https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/grupos-de-trabalho/prevencao-e-enfrentamento-da-violencia-nas-escolas/resultados/relatorio-ataque-escolas-brasil.pdf
Filho, R. A. P. (2012). Interpretação em psicanálise e em ciência: contrapontos. Stylus, 25, 107-120. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/stylus/n25/n25a11.pdf
Freud, S. (2010). Os instintos e seus destino. In S. Freud, Obras completas volume 12 (P. C. Souza, trad., pp. 51-81). São Paulo, SP: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1915).
Han, B-C. (2017). Topologia da violência (E. P. Giachini trad.). Rio de Janeiro: Vozes.
Kris, E. (2021). Psicologia do ego e a interpretação na terapia psicanalítica. Lacuna, 12, 02-19. Recuperado de https://revistalacuna.com/2021/12/12/n-12-02/
Lacan, J. (1992a). O mestre e a histérica. In J. Lacan, O Seminário, livro 17: o avesso da psicanálise (A. Roitman, trad., pp. 27-36). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1969).
Lacan, J. (1992b). Saber, meio de gozo. In J. Lacan, O Seminário, livro 17: o avesso da psicanálise (A. Roitman, trad., pp. 37-50). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1970).
Lacan, J. (1998a). A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud. In: J. Lacan, Escritos (V. Ribeiro, trad., pp. 496-533). Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1957).
Lacan, J. (1998b). A direção do tratamento e os princípios do seu poder. In J. Lacan, Escritos (V. Ribeiro, trad., pp. 591-652). Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1958).
Lacan, J. (1998c). Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. In J. Lacan, Escritos (V. Ribeiro, trad., pp. 238-324). Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1953).
Lacan, J. (1998d). Subversão do sujeito e dialética do desejo no inconsciente freudiano. In J. Lacan, Escritos (V. Ribeiro, trad., pp. 807-842). Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1960).
Lacan, J. (2002). O desejo e sua interpretação - Seminário 1958-1959. Publicação não comercial. Circulação interna da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Recuperado de https://lotuspsicanalise.com.br/biblioteca/Jacques-Lacan-O-seminario-Livro-6-O-desejo-e-sua-interpretacao-parte1.pdf
Lacan, J. (2008). Os paradoxos da ética ou agistes em conformidade com o teu desejo? In J. Lacan, O Seminário, livro 7: a ética da psicanálise (A. Quinet, trad., pp. 364-380). Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1960).
Pereira, M. E. C. (2021). A direção do tratamento – Lacan (1958). Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – São Paulo [YouTube]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=QRCTm2ndYOA
Rosa, M. D., & Domingues, E. (2010). O método na pesquisa psicanalítica de fenômenos sociais e políticos: a utilização da entrevista e da observação. Psicologia & Sociologia, 22(1), 180-188. Recuperado de:https://www.scielo.br/j/psoc/a/yKGKsrdH3QvCNdYkTkPqpfP/?format=pdf&lang=pt
Silva, B. R. S. (2023). A massa bolsonarista, uma massa da igreja? In: Psicologia Social. Travessivas e(m) tessituras (pp. 77-88). Curitiba: Editora Bagai.
Voltolini, R. (2019). IV Coloquio/VI Simposio "Resistidas y Desafiadas". Día 2: Presentaciones inhabituales y disruptivas. Psicoanálisis FLACSO [YouTube]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=ahAs3yC6nYQ&t=2271s
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Bruna Rafaele Souza da Silva , Paulo Eduardo Viana Vidal , Flávia Tridapalli Buechler

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.