Produção do fracasso escolar e o furor avaliativo: o sujeito resiste?

Auteurs

  • Eric Ferdinando Kanai Passone Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação; Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i3p400-420

Résumé

Pensar o fracasso escolar como acontecimento do sujeito subverte o discurso do fracasso produzido em grande medida pelo fantasma da avaliação "standard" na gestão do ensino. Nessa perspectiva, interrogam-se o furor avaliativo e os discursos acerca da eficácia e qualidade dos sistemas educacionais enquanto dispositivos de domesticação social dos mais novos que acabam por aumentar a psicologização e a medicalização no cotidiano escolar.

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Publiée

2015-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Passone, E. F. K. (2015). Produção do fracasso escolar e o furor avaliativo: o sujeito resiste? . Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 20(3), 400-421. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i3p400-420