En défense des utopies
les liens entre l'éducation, la politique et la psychanalyse
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p377-393Mots-clés :
sujet, désir, Africa, politique, éducationRésumé
L’espoir est une condition pour enseigner. Il s’agit d’espérer sans expectation, mais tout en supposant qu’un enfant puisse toujours apprendre quelque chose. Du côté du professeur, il est donc nécessaire de faire un pari et de soutenir ce lieu désirant qui donne origine au transfert. Lorsque des adultes peuvent songer à un avenir pour l’enfant, cela produit des effets. Avoir, pour eux, une utopie, nous semble fondamental. C’est cette thèse que nous nous emploierons à défendre tout au long de cette étude. Notre réflexion est née à partir d’expériences vécues dans des écoles angolaises et mozambicaines. Notre analyse a privilégié l’examen de traits qui semblent pointer vers une position inconsciente du sujet face au désir de l’Autre et qui, souvent, émergeaient comme des impasses dans cette position du sujet et, en conséquence, face à la connaissance.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Almeida, S. (1998). Desejo e aprendizagem na criança: O conhecimento como uma significação fálica possível. Estilos da Clínica, 3(5), 84-93. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v3i5p84-93
Barros, M. (2000). Livro sobre nada. Rio de Janeiro, RJ: Record.
Bezerra, B. (1999). Prefácio: Tecendo a rede. In M. C. T. Vieira, & C. Vicentin (Orgs.), Tecendo a rede: Trajetórias da saúde mental em São Paulo. São Paulo, SP: Cabral Universitária.
Broide, J. (2008). Psicanálise nas situações sociais críticas: Violência, juventude e periferia em uma abordagem grupal. Curitiba, PR: Juruá Psicologia.
Douville, O. (2004). Uma melancolização do laço social? Ágora: Estudos Em Teoria Psicanalítica, 7(2), 179-201. doi: https://doi.org/10.1590/S1516-14982004000200001
Faria, M. R. (2001). A criança e o complexo de Édipo – Do universal teórico ao particular da clínica. (Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo).
Galeano, E. (1993). Las palabras andantes. Madri: Siglo XXI.
Lacan, J. (1998). O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (V. Ribeiro, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar (Apresentação oral em 1964).
Lacan, J. (1986). A ordem simbólica. In J. Lacan, O seminário, livro 1: Os escritos técnicos de Freud (V. Ribeiro, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar (Apresentação oral em 1953-1954).
Lacan, J. (2008). O seminário, livro 20: Mais, ainda. (V. Ribeiro, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar (Apresentação oral em 1972-1973).
Lacan, J. (1966-1967). O seminário, livro 14: A lógica do fantasma. Inédito.
Nicoletti, E. (2000). Alojar o desamparo: Clínica do desamparo. Revista Psicoanálisis y el hospital (17), 8-12.
Pujó, M. (2000). Trauma e desamparo. Revista Psicoanálisis y el hospital, (17), 20-29.
Rosa, M. D. (2016). A clínica psicanalítica em face da dimensão sociopolítica do sofrimento. São Paulo, SP: Escuta/Fapesp.
Rosa, M. D. (2002). O não-dito como operador na clínica com crianças e adolescentes. In R. A. Pacheco Filho, M. D. Rosa, N. E. Coelho Junior, A. C. Lo Bianco, P. C. Endo, & T. T. Carignato(Orgs.), Novas contribuições metapsicológicas à clínica psicanalítica. Taubaté, SP: Cabral Universitária
Rosa, D. M & Domingues, E. (2010). O método na pesquisa psicanalítica de fenômenos sociais e políticos: A utilização da entrevista e da observação. Psicologia & Sociedade, 22(1), 180-188. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822010000100021
SIG - Sigmund Freud Associação Psicanalítica. (2015). Clínicas do testemunho: Reparação psíquica e constituição de memórias. Porto Alegre, RS: Criação Humana.
Silva, A. C. B. (2019) Por uma utopia para as crianças africanas: A incidência do desejo do outro na posição do sujeito na escola. (Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo).
Warpechowski, M. B., & Conti, L. (2018). Adolescer em contextos de vulnerabilidade e exclusão social. Estilos da Clínica, 23(2), 322-343. doi: https://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p322-343
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Ana Carolina Barros Silva 2020

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.