A contribuição da psicanálise para a atuação no campo da educação especial

Auteurs

  • Leda Mariza Fischer Bernardino Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p48-67

Mots-clés :

Psicanálise, Crianças com problemas de desenvolvimento, Educação especial, Sujeito, Desejo

Résumé

O artigo analisa as relações entre psicanálise e educação especial. O trabalho com crian ças com problemas de desenvolvimento requer o conhecimento do processo de constitui ção subjetiva e seu entrecruzamento com o desenvolvimento. Os conceitos psicanal íticos de sujeito e desejo, como eixos de um processo de reabilita ção, oferecem à criança um lugar de sujeito e não de objeto de técnicas ou treinamentos. Discute-se a questão da diferença, a partir do conceito de estranho familiar para Freud e as conseqüências clínicas desta abordagem. São apresentados exemplos de como a escuta psicanalítica promove este lugar de sujeito, tanto na clínica quanto em instituições.

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Publiée

2007-06-01

Comment citer

Bernardino, L. M. F. (2007). A contribuição da psicanálise para a atuação no campo da educação especial. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 12(22), 48-67. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p48-67