O espaço potencial de criatividade em crianças que experimentam situações de privação

Auteurs

  • Noeli Reck Maggi Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre)

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p158-175

Mots-clés :

Relação mãe bebê, Espaço potencial, Criatividade, Subjetividade

Résumé

Este texto é resultado de uma pesquisa sobre o uso do espa- ço potencial de criatividade em crianças que vivem situa- ção de privação e de abandono, considerando suas condi- ções de sobrevivência na comunidade a que pertencem. O estudo aponta que as crian ças expressam-se de modo criativo e preservam sua capacidade de reflexão no confronto com as situações do cotidiano, mesmo quando a realidade do seu grupo cultural for desafiadora e com obst áculos a enfrentar. A compreens ão dos elementos empí- ricos investigados na realidade buscou apoio na teoria de Winnicott, especialmente nas relações com o espaço potencial de criatividade.

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Publiée

2007-06-01

Comment citer

Maggi, N. R. (2007). O espaço potencial de criatividade em crianças que experimentam situações de privação. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 12(22), 158-175. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p158-175