A escrita do que se perde

Auteurs

  • Jeanne D'Arc Carvalho Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura; Faculdade de Ciências Humanas

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v13i24p72-83

Mots-clés :

falta, saber, inibição, desejo, escrita

Résumé

O artigo aborda uma concepção do saber e do conhecimento extraída da teoria psicanalítica que afirma que a curiosidade intelectual deriva da curiosidade sexual. O saber que daí advém organiza-se em torno de uma falta que a estrutura de linguagem comporta, um 'saber em fracasso'. Considerando a inibição intelectual, um dos destinos do fracasso das pesquisas infantis, teoriza-se a escrita como uma operação que faz 'ato de separação' do Outro, assim como o efeito de uma perda.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2008-06-01

Comment citer

Carvalho, J. D. (2008). A escrita do que se perde. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 13(24), 72-83. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v13i24p72-83