Análise de práticas profissionais: um dispositivo clínico em movimento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i1p46-57Palavras-chave:
narcisismo, grupo, narrativa profissional, análise de práticasResumo
Michael Balint fundou um dispositivo clínico dedicado à relação médico-paciente. Os grupos de análise de práticas profissionais que se desenvolveram posteriormente acolhem outras profissões com outros saberes: adaptam a orientação psicanalítica ao estudo, em grupo, do Self-profissional dos participantes, formadores, educadores e professores. Surgem novos dados, como a relação dos participantes com o saber ou a dimensão narcísica que a sustenta e que parece ter um papel muito importante: o narcisismo está de fato presente na narratova profissional proposto e no grupo em dois aspectos, positivo e negativo, como apoio criativo ou como fechamento. Este artigo também desenvolve como esse dispositivo de trabalho, aberto a variações de enquadre e a surpresas, se transpõe à contribuição dos psicanalistas de grupo.
Downloads
Referências
Anzieu, D. (1999). L’illusion groupale : un Moi idéal commun. Le groupe et l’inconscient, pp. 74-98. Dunod. Edition originale en1971.
Balint, M. (1960). Le médecin, son malade et la maladie. Paris, P.U.F.
Blanchard Laville, C., Dubois, A. (2023). Cliopsy : un courant de recherches cliniques d’orientation psychanalytique en sciences de l’éducation et de la formation. Carnet psy, 2023/2 (N° 259).
Eiguer, A. (1999). Du bon usage du narcissisme. Bayard éditions.
Even, G. (2008). Les groupes Balint et leur spécificité : point de vue, Revue de psychothérapie psychanalytique de groupe, pp. 149-160 ; 2008/1 (n° 50).
Ferenczi, S. (1927). L’adaptation de la famille à l’enfant. Oeuvres complètes T 4, pp. 29-42. Payot.
Kaës, R. (1975/1997). Quatre études sur la fantasmatique de la formation et le désir de former, Fantasme et formation, Paris : Dunod.
Lacan, J. (1966). Le stade du miroir comme formateur de la fonction du Je, pp 92-99. Ecrits, Seuil. Edition originale en 1949.
Maurin, A, Pechberty, B. (2017). De la pluridisciplinarité dans un groupe d’analyse des pratiques professionnelles : illusion corporatiste et figures de l’étranger ; pp. 147-158. Revue de psychothérapie psychanalytique de groupe, 69.
Missenard, A. (1976). Formation de la personnalité professionnelle, pp. 116-118. Connexions, 17.
Mosconi, N. (2001). Que nous apprend l’analyse des pratiques sur les rapports de la théorie à la pratique ? Sources théoriques et techniques de l’analyse des pratiques professionnelles, pp 15-34. Coll. Savoir et formation. L’Harmattan.
Pechberty, B. (2009). Formation et soin psychique : des rencontres de hasard ou de structure ? pp. 41-49. Cliopsy, n° 1.
Pechberty, B. (2024). De Sandor Ferenczi à Michael Balint : savoir clinique, éducation et formation. Cliopsy, n. 31
Winnicott, D. W. (1971). Jeu et réalité. Folio essais, Gallimard.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bernard Gérard Pechberty
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.