A cor da criação: um estudo sobre o profissional negro em agências de publicidade

Autores

  • Epaminondas Terezo Paulino Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina
  • Manoela Pagotto Martins Nodari Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rosane Vasconcelos Zanotti Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194349

Palavras-chave:

Negro, Agência de publicidade, Racismo, Criação, Espírito Santo

Resumo

A presente pesquisa pretendeu investigar a inserção do profissional negro no departamento de criação das agências de publicidade, tendo como escopo o mercado espírito-santense. Acredita-se que não é possível criar campanhas que valorizem os negros se não há um número relevante de profissionais negros atuando na área. Para isso, foram realizadas entrevistas com nove profissionais que se autodeclararam negros, a partir da aplicação de questionário nas cinco agências mais premiadas do Espírito Santo, entre 2011 e 2015. Como resultados, observa-se que o racismo se faz presente de várias formas nas agências, ambiente definido como “descontraído”, o que acaba naturalizando preconceitos em relação à cor. Espera-se que os dados aqui apresentados contribuam para a ampliação da discussão sobre o papel do profissional negro nesses espaços.

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Biografia do Autor

  • Epaminondas Terezo Paulino, Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina

    Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina, vinculado à Escola
    de Comunicações e Artes da Universidade de SãoPaulo (USP).

  • Manoela Pagotto Martins Nodari, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

  • Rosane Vasconcelos Zanotti, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professora doutora do curso de Publicidade e Propaganda, vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Paulino, E. T., Nodari, M. P. M., & Zanotti, R. V. (2022). A cor da criação: um estudo sobre o profissional negro em agências de publicidade. Revista Extraprensa, 15(Especial), 12-28. https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194349