Empresas e tiktok: um estudo sobre narrativas e reputação

Autores

  • Naira de Oliveira Luiz de Paula Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro
  • Lucia Santa-Cruz Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.219202

Palavras-chave:

TikTok, Carrefour, Reputação, Consumidor

Resumo

O ambiente das mídias sociais influencia diversos aspectos em nossa sociedade e a relação entre consumidores e marcas não fica de fora desse contexto. O Brasil tem 79,9% da sua população com participação ativa em pelo menos uma rede social. Neste cenário, este artigo busca identificar qual o objetivo dos consumidores ao se relacionarem com as marcas de forma indireta, no TikTok, e não pelos canais oficiais da empresa. A marca escolhida para este estudo foi a marca Carrefour, por fazer parte do Grupo Carrefour Brasil, maior empresa de varejo do país. O pressuposto que se busca identificar é se o uso do TikTok pelos consumidores tem como objetivo afetar a reputação da marca. Em termos de metodologia, se trata de uma abordagem qualitativa com o objetivo exploratório. Em relação aos resultados, eles ampliam o argumento pressuposto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Naira de Oliveira Luiz de Paula, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro

    Pesquisadora e Professora Adjunta do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (PPGECEI/ESPM), e nos cursos de Graduação em Jornalismo, Cinema e Publicidade da mesma instituição. Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Jornalista graduada pela mesma instituição.

  • Lucia Santa-Cruz, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro

    Mestranda do curso de Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (PPGECEI/ESPM). Jornalista graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 2008. Especialista em comunicação corporativa e gestão de crise.

Referências

ARGENTI, Paul. A. Comunicação empresarial. Rio de Janeiro. Elsevier, 2014

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo. Edições 70, 2011.

BARTHES, Roland. Introdução a análise estrutural da narrativa. In: BARTHES, Roland et al. (Org.) Análise Estrutural da Narrativa. Rio de Janeiro: Vozes, [1971] 2009. p. 19- 62.

BREMOND, Claude. A lógica dos possíveis narrativos. In: BARTHES, Roland et al. (Org.) Análise Estrutural da Narrativa. Rio de Janeiro: Vozes, [1971] 2009. p. 114- 141.

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR [Site do Senado Federal Brasileiro]. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/555106/cdc_e_normas_correlatas_3ed.pdf . Acesso em 07 de novembro de 2023.

CUNNINGHAM, Stuart; CRAIG, David. Creator culture: an introduction to global social media entertainment. New York. New York University Press, 2021.

DATAREPORTAL [Site Institucional]. Disponível em: http:https://datareportal.com/reports/digital-2022-brazil . Acesso em: 21 de janeiro de 2023.

DELLAROCAS, C. The digitization of word-of-mouth: Promise and Challenges of Online Feedback Mechanisms. Management Science 49(10):1407-1424.

DIJCK, José van; POELL, Thomas; WAAL, Martijn de. The platform society. New York. Oxford University Press, 2018.

GENETTE, Gérard. Fronteiras da Narrativa. In: BARTHES, Roland et al. (Org.) Análise Estrutural da Narrativa. Rio de Janeiro: Vozes, [1971] 2009. p. 265- 284.

GRUPO CARREFOUR BRASIL [Site Institucional]. Disponível em: https://www.grupocarrefourbrasil.com.br/grupo/. Acesso em: 15 de novembro de 2023.

HOWKINS, John. Economia criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas. São Paulo: M. Books do Brasil Editora, 2013. Kindle.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MURRAY, H. Janet. Hamlet on the Holodeck: the future of narrative in cyberspace. Massachusetts, EUA. MIT Press, updated ed, 2017.

PINE, B. Joseph; GILMORE, James H. The experience economy: work as a theatre & every business a stage. US. Library of Congress, 2011.

TIKTOK [Site Institucional]. Disponível em: https://www.tiktok.com/about?lang=pt_BR . Acesso em 11 de dezembro de 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Paula, N. de O. L. de, & Santa-Cruz, L. (2023). Empresas e tiktok: um estudo sobre narrativas e reputação. Revista Extraprensa, 17(1), 174-189. https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.219202