Mídia alternativa e diversidade cultural/sexual no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77174Palavras-chave:
Comunicação, Mídia alternativa, Diversidade cultural/sexual, Internet, ContemporâneoResumo
Ao associar a comunicação e a cultura na América Latina amplia-se a promoção dos Direitos Humanos. Neste caso, tomo como objeto de investigação e exemplificação a campanha publicitária (audiovisual) de Carnaval 2010, promovida pelo Ministério da Saúde no Brasil junto com o website http://www.usesempre.com.br. Trata-se de uma publicidade especificamente dirigida aos jovens de 16 a 24 anos, ao priorizar o recorte para a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros – LGBT. A compreensão desse público segmentado ambienta a diversidade cultural/sexual no país quando destaca, estrategicamente, o modo de abordar tal escopo. Antes e durante o carnaval, deste ano, ocorrem as veiculações de dois vídeos publicitários (institucionais), que procuram estimular o uso da camisinha como mensagem de ação afirmativa acerca da prevenção do vírus HIV-Aids. Assim, imagem, experiência e subjetividade são categorias críticas que emergem neste contexto a partir dos estudos contemporâneos.
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