Mídia alternativa e diversidade cultural/sexual no Brasil

Autores/as

  • Wilton Garcia Universidade Braz Cubas

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77174

Palabras clave:

Comunicação, Mídia alternativa, Diversidade cultural/sexual, Internet, Contemporâneo

Resumen

Ao associar a comunicação e a cultura na América Latina amplia-se a promoção dos Direitos Humanos. Neste caso, tomo como objeto de investigação e exemplificação a campanha publicitária (audiovisual) de Carnaval 2010, promovida pelo Ministério da Saúde no Brasil junto com o website http://www.usesempre.com.br. Trata-se de uma publicidade especificamente dirigida aos jovens de 16 a 24 anos, ao priorizar o recorte para a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros – LGBT. A compreensão desse público segmentado ambienta a diversidade cultural/sexual no país quando destaca, estrategicamente, o modo de abordar tal escopo. Antes e durante o carnaval, deste ano, ocorrem as veiculações de dois vídeos publicitários (institucionais), que procuram estimular o uso da camisinha como mensagem de ação afirmativa acerca da prevenção do vírus HIV-Aids. Assim, imagem, experiência e subjetividade são categorias críticas que emergem neste contexto a partir dos estudos contemporâneos.

 

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Wilton Garcia, Universidade Braz Cubas
    Docente da Universidade Braz Cubas

Publicado

2010-11-26

Cómo citar

Garcia, W. (2010). Mídia alternativa e diversidade cultural/sexual no Brasil. Revista Extraprensa, 3(3), 345-355. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77174