Blockbuster exhibitions: private sponsorship and cultural policy in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153207Keywords:
blockbuster exposition, patronage, cultural policy, financial capitalismAbstract
What is the role of visual arts in contemporary society? How do economic determinations relate to artistic production, distribution, and enjoyment? How do cultural actions foster an aesthetic experience and which sectors of society do they drive?These are some of the questions that mobilize a reflection on the international trends of art in Brazil since 1990, and that guide the cultural sector provoking a phenomenon of increasing visitation in Brazilian history. In this sense, a proposal of this work is to make a preliminary balance on the political aspects, the gains and the themes of the art, as well as to present some information about them, on the blockbuster exposition so that the interfaces are executed in the artistic events with the context contemporary.
Downloads
References
AMARAL, A. Bienais ou Da impossibilidade de reter o tempo. REVISTA USP, São Paulo, n.52, dezembro/fevereiro 2001-2002.
______. (Org.). Pinacoteca do Estado. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
ARRUDA, M. A. N. Metrópole e Cultura: São Paulo no meio século XX. Bauru: Edusc, 2001.
______. A política cultural: regulação estatal e mecenato privado. Revista Tempo Social – USP. São Paulo, Novembro 2003, v.15, n.2.
BENHAMOU, F. A Economia da Cultura. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.
BOBBIO, N. Dicionário de política. Brasília. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1ª ed. 1998.
BOLAÑO, C.; GOLIN, C.; BRITTOS, V. Economia da arte e da cultura. São Paulo: Itaú Cultural; São Leopoldo: Cepos/Unisinos; Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS; São Cristóvão: Obscom/UFS, 2010.
BRASIL. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Políticas sociais: acompanhamento e análise. Vinte anos da Constituição. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, 2009. v. 2, Cultura, p. 227-281.
CALABRE, L. Políticas culturais no Brasil: balanços e perspectivas. Trabalho apresentado no III ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado entre os dias 23 a 25 de maio de 2007, na Faculdade de Comunicação/UFBA, Salvador – Bahia – Brasil.
CÉLÉRIER, P. P. Quando os museus viram mercadoria. Le Monde Diplomatique Brasil, Fevereiro, 2007. In http://diplomatique.org.br/quando-os-museus-viram-mercadoria/ Acesso em 25/03/2017.
CHONG, D. Arts Management. London: Routledge, 2007.
COSTA, I.F. Marketing Cultural. São Paulo: Atlas, 2004.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.
DRUMMOND, K. The migration of arte from museum to market: Consuming Caravaggio. Marketing Theory, v.6; n.85, 2006, p.85-105.
DURAND, J.C. Cultura como objeto de política pública. São Paulo em Perspectiva, 15 (2), 2001.
FEIJÓ, M. C. O que é política cultural. Coleção Primeiros Passos. Ed. Brasiliense: São Paulo, 1983.
HARVEY, D. A arte de lucrar: globalização, monopólio e exploração da cultura. In. Por uma outra comunicação. MORAES, D.(organizador). Editora Record. Rio de Janeiro-São Paulo, 2005, p.139-171.
______. A acumulação via espoliação. In: O novo imperialismo. São Paulo. 2ªed. Ed. Loyola, 2005.
HASCKELL, F. Patrons and painters. New Haven and London: Yale University Press, 1980.
______. The ephemeral museum old master paitings and the use of the arte exhibition. Yale University Press, 2000.
HAUSER, A. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
KOTLER, P. Princípios de Marketing. 12.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2008.
MARQUES, L. A Bienal e o novo sistema das artes. REVISTA USP, São Paulo, n.52, dezembro/fevereiro 2001-2002.
PILÃO, V. As diferentes formas de inserção da cultura no processo de acumulação de capital: a particularidade brasileira. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Marília: UNESP, 2017.
PINHO, D. B. A Arte como Investimento: a dimensão econômica da pintura. São Paulo: Nobel; Edusp, 1988.
REIS, A.C.F. Marketing Cultural e Financiamento da Cultura. São Paulo: Pioneira Thomson, Learning, 2003.
RUA, M.G Políticas Públicas. Departamento de Administração, UFSC – Florianópolis, 2012. Acessado em http://www.academia.edu/11259556/Politicas_Publicas_-_Maria_das_Gra%C3%A7as_Rua 23/03/2017.
SANTOS, Myrian S. Museus brasileiros e política cultural. In. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol.19, nº55.
SHIRAI, M. O ano das exposições blockbusters no Brasil. In Apsis Consultoria de Valor. Disponível em :https://www.apsisconsultoria.com.br/blog/noticias/o-ano-das-exposicoes-blockbusters-no-brasil/
SUANO, M. O que é museu. São Paulo. Ed. Brasiliense, 1986.
TRIGO, L. A Grande Feira: uma reação ao vale-tudo na arte contemporânea. São Paulo: Civilização Brasileira, 2009.
WILLIAM, R. Cultura e materialismo. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
WU, C.T. Privatização da cultura. A intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. São Paulo: Boitempo Editorial/SESCSP, 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.