Edição e estudo de um manuscrito mato-grossense do século XVIII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v25i1p51-67

Palavras-chave:

Filologia, Edição fac-similar, Edição semidiplomática, Correspondência mato-grossense, Século XVIII

Resumo

Os documentos históricos são essenciais para conhecermos o passado e, para isso, faz-se necessário que as suas informações sejam preservadas para a posteridade. Partindo dessa assertiva, o presente trabalho tem por finalidade apresentar as edições fac-similar e semidiplomática de uma carta manuscrita de 6 de maio de 1769, pertencente ao Arquivo Público do Estado de Mato Grosso e enviada pelos vereadores da Câmara de Cuiabá ao então capitão-general da Capitania de Mato Grosso, Luiz Pinto de Souza Coutinho; seguida de breves comentários históricos, paleográficos e codicológicos. Como resultados, apresentamos um estudo minucioso do documento, que pode contribuir para as áreas de Paleografia, Codicologia e História e para a preservação do patrimônio cultural de um povo, de uma língua e de uma determinada cultura. Como conclusão, o estudo realizado nos permite conhecer uma fonte documental, até então esquecida ou desconhecida, que se soma aos trabalhos filológicos empreendidos em e sobre Mato Grosso e acerca da língua portuguesa escrita no século XVIII.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto, Universidade Federal do Oeste da Bahia

    Doutora em Filologia e Língua Portuguesa. Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Referências

Acioli VLC. A escrita no Brasil Colônia: um guia para a leitura de documentos manuscritos. Recife: Massangana; Fundação Joaquim Nabuco; 2003.

Azevedo Filho LA. de. Iniciação em crítica textual. São Paulo: EdUSP; 1987.

Bellotto HL. Diplomática e tipologia documental em arquivos. 2.ª ed. Brasília: Briquet de Lemos; 2008.

Berwanger AR, Leal JEF. Noções de paleografia e diplomática. 3.ª ed. rev. e ampl. Santa Maria, RS: Editora UFSM; 2008.

Cambraia CN. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes; 2005.

Reis JJ, Gomes FS. Liberdade por um fio. História dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras; 1996.

Sá Júnior MT. Outros guardiães de uma mesma fronteira: o papel do quilombo do Quariterê na fronteira oeste do Mato Grosso (século XVIII). Revista de História da UEG. 2015;4(1):1-16. [citado 10 jun. 2022]. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/3458.

Santiago-Almeida MM. Os manuscritos e impressos antigos: a via filológica. In: Gil BD, Cardoso EA, Condé VG, organizadoras. Modelos de análise linguística. São Paulo: Contexto; 2009. p. 223- 234.

Sobral MGT. Abreviaturas: uso e função nos manuscritos [dissertação]. Salvador: Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia; 2007.

Spaggiari B, Perugi M. Fundamentos da crítica textual. Rio de Janeiro: Lucerna; 2004.

Spina S. Introdução à edótica: crítica textual. São Paulo: Cultrix; 1977.

Superintendência de Arquivo Público do Estado de Mato Grosso (SAP-MT). Cartas de Vila Bela da Santissima Trintade [internet]. [citado 11 jun. 2022]. Disponível em: http://atom.apmt.mt.gov.br/index.php/carta-dos-vereadores-da-camara-de-vila-bela-da-santissima-trindade-ao-governador-e-capitao-general-da-capitania-de-mato-grosso-luis-pinto-de-souza-coutinho-solicitando-providencias-quanto-as-reclamacoes-dos-moradores-e-mineiros-da-capi.

Volpato LRR. Quilombos em Mato Grosso: resistência negra em área de fronteira. In: Reis JJ, Gomes FS, organizadores. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras; 1996. p. 213-239.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Edição e estudo de um manuscrito mato-grossense do século XVIII. (2023). Filologia E Linguística Portuguesa, 25(1), 51-67. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v25i1p51-67