Indexadores

A Revista Filologia e Linguística Portuguesa oferece acesso aberto integral e sem custos a todos os artigos publicados desde 1997. A longevidade e a visibilidade da revista resultam nos seguintes índices de citação:

Métricas segundo o sistema 'Publish or Perish'
(7/8/2020)

Anos de publicação: 1997-2020
Anos de citação: 23 (1997-2020)
Artigos: 521
Citações: 1852
Citações/ano: 80.52
Citações/artigo: 3.55
Taxa de citações com a idade ponderada: 192.88, 156.62/autor
Hirsch h-index: 17 
Egghe g-index: 33

(veja aqui o relatório original e completo; veja aqui nossa página no Google Scholar)

Além do acesso por meio de nosso próprio site, abrigado no repositório digital do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBI-USP), os artigos da FLP podem ser consultados a partir de importantes Bases de Dados para periódicos eletrônicos. São dois nossos objetivos ao integrar estas Bases: de um lado, aumentar a visibilidade, a difusão e o impacto do material publicado na Revista; de outro lado, garantir nossa permanente adesão aos padrões de qualidade editorial exigidos pelas bases indexadoras seletivas.

Nesse espírito, atualmente, a FLP está incluída em quinze Indexadores de Bases de Dados (IBDs):

Academia.edu: Plataforma de auto-arquivamento com mais de 63 milhões de usuários, que pretende incentivar o compartilhamento entre pesquisadores e aumentar o impacto da produção científica internacionalmente. Embora não se trate de uma base de dados efetivamente indexada, como outras em que a FLP está inserida, ao disponibilizar a Revista no Academia.edu pretendemos tornar os artigos facilmente disponíveis para o público cada vez mais volumoso de pesquisadores que fazem uso desta Base.
CiteFactor: O Citefactor é um serviço que fornece acesso a revistas de acesso aberto de qualidade controlada. A indexação de diretórios da revista visa ser abrangente e abranger todos os periódicos científicos e acadêmicos de acesso aberto que usam um sistema de controle de qualidade apropriado, sem limitar-se a idiomas ou áreas específicas. O objetivo do diretório é aumentar a visibilidade e a facilidade de uso de periódicos científicos e acadêmicos de acesso aberto, promovendo assim o aumento de uso e impacto.
Diadorim: serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto. Faz parte do conjunto de serviços de acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e tem por objetivos identificar, sistematizar e disponibilizar as informações das políticas estabelecidas pelas editoras dos periódicos brasileiros referentes ao armazenamento dos artigos nos repositórios institucionais, e constituir uma fonte de consulta para autores e gestores de repositórios.
 
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Diretório de Periódicos com Acesso Aberto): Baseado na Universidade de Lund, na Suécia, desde 2003, o DOAJ inclui atualmente cerca de 10.000 periódicos de acesso aberto, e tem por objetivos aumentar a visibilidade, a acessibilidade, a reputação, e o impacto de periódicos de qualidade, com revisão por pares em um âmbito global. É hoje o mais importante IBD no que remete ao acesso aberto.
EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Biblioteca de Periódicos Eletrônicos): Fundado em 1997 na Universidade de Regensburg, em colaboração com a Biblioteca de Munique e o Ministério da Educação da Alemanha, o EZB possui hoje 95.565 publicações em sua base. Oferece uma interface rápida, estruturada e unificada para acesso a todos estes periódicos, com o objetivo de formar parâmetros de alta qualidade na coleta de dados sobre o crescente número de publicações em formato digital.
 
Google Acadêmico: Ferramenta especialmente desenvolvida para a pesquisa em textos acadêmicos pelo motor de busca do Google, lançada em 2004, e que, segundo estimativas, inclui hoje mais de 160 milhões de documentos (entre periódicos, livros, teses e outros textos acadêmicos digitais). Embora o Google Acadêmico não indexe seletivamente o material disponível, a ferramenta, além de facilitar as buscas do público leitor (aumentando portanto a visibilidade dos artigos), oferece medidas de impacto e alcance dos artigos, por meio do sistema de medição pelo Índice h.
JURN: Em funcionamento desde 2009, o JURN é uma ferramenta de buscas dedicada a organizar, indexar e facilitar o acesso a textos acadêmicos (artigos e livros) em formato digital; funciona como um refinamento do motor de buscas do Google - pois, além de facilitar o acesso, realiza uma curadoria do material incluído na Base. A inclusão de um periódico no JURN não é voluntária: é a própria ferramenta que escolhe os periódicos a serem indexados, por meio de seus critérios de curadoria (que inclui aspectos relativos à abertura do acesso e à qualidade do periódico indexado).
Latindex: Sistema de informação sobre periódicos científicos editados na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, o Latindex surgiu em 1995 na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e se tornou gradualmente uma rede internacional, oferecendo um diretório com dados bibliográficos de periódicos ligados às principais Universidades do mundo lusófono e hispanofalante. A iniciativa tem por objetivos difundir, tornar acessível e elevar a qualidade das revistas acadêmicas editadas na região, estabelecendo políticas e ações que levem à produção e difusão de material científico de alto valor.
Linguistic Bibliography Online: A LBO é mantida pela editora Brill, com sede em Leiden (Holanda). Fundada em 1683, a editora conta com uma riquíssima história e um forte foco internacional; atualmente, publica cerca de 270 periódicos. Na LBO, sua base disponível publicamente, além de seus próprios periódicos e livros a Brill oferece referências a materiais de outras fontes, incluindo publicações de prestígio como a Enciclopédia do Islã e os Cursos da Academia de Haia.
Portal de Periódicos da Capes: O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta atualmente com um acervo de mais de 45 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
REDIB, Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico: Baseada na Espanha, e apoiada pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades daquele país, a Red Iberoamericana é uma plataforma de agregação de conteúdos científicos e acadêmicos no âmbito iberoamericano, que pretende promover a inovação tecnológica das ferramentas de produção editorial, e facilitar o acesso, a difusão e a valoração da produção acadêmica nestes países - em particular, valorizando o uso das línguas ibéricas no âmbito global da internet.
SHERPA - RoMEO: O RoMEO é um recurso on-line que agrega e analisa as políticas de acesso aberto de publicações em todo o mundo e fornece resumos de permissões de auto-arquivamento e condições de direitos concedidos aos autores em cada periódico. O RoMEO é um serviço dao JISK (Joint Information Systems Committee), sediado no Reino Unido, e tem relações de colaboração com muitos parceiros internacionais.
Sumarios.org - Sumários de Revistas Brasileiras: Iniciada pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC) em 2007, e hoje apoiada pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), esta base indexadora de periódicos científicos com alcance nacional tem como objetivo ampliar a divulgação e o acesso aos periódicos científicos brasileiros,e contribuir para minimizar as dificuldades ainda enfrentadas por eles para serem inseridos em bases de dados bibliográficos de ampla penetração.
WorldCat: O WorldCat (World Catalog) é a maior rede mundial de conteúdo e serviços de bibliotecas, com a participação de 72.000 bibliotecas de 170 países, que formam uma cooperativa global, a Online Computer Library Center (OCLC). As bibliotecas do WorldCat são dedicadas a fornecer acesso a seus recursos na internet, que é onde a maioria das pessoas inicia sua busca por informações. Assim, participar desse Catálogo significa estar disponível para um número crescente de leitores em todo o mundo.
ZORA - Zurich Open Repository and Archive: O ZORA fornece acesso aberto e mundial à pesquisa e produção acadêmica da Universidade de Zurique, na Suíça, com foco em publicações científicas qualificadas. É operado pela Biblioteca Principal juntamente com o Zentrale Informatik da Universidade de Zurique.