Pressupostos teóricos para o ensino da escrita: entre a adequação e o acontecimento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i9p201-211Palavras-chave:
Objeto de estudo, objeto de ensino, ensino da escrita, adequação, acontecimento, letramento, oralidade.Resumo
Neste trabalho, que aborda a relação entre disciplinas do campo das ciências da linguagem, parte-se de um ponto de vista mais geral sobre o ensino de língua materna para particularizá-lo para as noções de adequação e acontecimento aplicadas ao ensino da escrita. No que se refere à formulação mais específica relacionada ao ensino da escrita, procuro mostrar como a assunção da complexidade do objeto de estudo da Lingüística Aplicada pode ser útil ao tratar de noções como “adequação” e “acontecimento”. No caso particular da escrita, retomo uma concepção com que tenho trabalhado nos últimos anos e que se baseia na heterogeneidade das relações entre práticas de oralidade e de letramento.Downloads
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Publicado
2007-06-02
Edição
Seção
Artigos (Seção Temática)
Licença
Os direitos autorais serão cedidos à revista para publicação on-line, com livre acesso e impressa para arquivo em papel. Serão preservados, porém, para autores que queiram republicar os seus trabalhos em coletâneas.
Como Citar
Corrêa, M. L. G. (2007). Pressupostos teóricos para o ensino da escrita: entre a adequação e o acontecimento. Filologia E Linguística Portuguesa, 9, 201-211. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i9p201-211