Os requisitos de projeto em contexto de pandemia: uma discussão sobre os espaços de ensino em universidades públicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v16i4.178073Palavras-chave:
Biossegurança, Pandemia, Requisitos de projeto, Projeto para desempenhoResumo
O ano de 2020 ficará marcado, entre muitos eventos, pela pandemia que reformulou as formas de morar, locomover, trabalhar e várias outras dimensões da vida. O Ministério da Educação lançou em julho de 2020 o primeiro protocolo de biossegurança para retorno das atividades presenciais. O retorno não foi imediato, ao retomar suas atividades de ensino, as instituições optaram por atividades remotas devido ao risco que as aglomerações representam para disseminação da COVID-19. O objetivo deste trabalho foi analisar, à luz dos primeiros protocolos de segurança emitidos por órgãos públicos, que diretrizes poderão ser utilizadas para desenvolvimento de requisitos que comporão os programas de necessidades dos projetos arquitetônicos, com ênfase em espaços de ensino de instituições públicas de ensino superior. Analisa-se como essas diretrizes poderão ser incorporadas às soluções arquitetônicas do ponto de vista do uso ou operação dos espaços. O marco metodológico foi estudo de caso, com ênfase em análise documental. As análises mostram que as medidas buscam a redução de risco associado ao contato entre pessoas e entre pessoas e superfícies contaminadas, e são em sua maioria requisitos comportamentais e relacionados ao uso e ocupação. Notam-se que requisitos funcionais e de habitabilidade poderão orientar decisões futuras de projeto. O fato da pandemia está em andamento, torna difícil concluir sobre os impactos que eventualmente mudarão a forma de projetar os espaços. Contudo, não diminui a importância de aproveitar-se a oportunidade para discutir o impacto dessas questões de biossegurança na determinação de requisitos de projeto e seu desenvolvimento nos projetos arquitetônicos.
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