Vivências práticas e educação ambiental no ensino do atelier de projetos integrados de arquitetura, urbanismo e paisagismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.186590Palavras-chave:
Ensino de arquitetura, arquitetura escolar, sustentabilidadeResumo
Práticas metodológicas através de temas transversais, processos colaborativos e resolução de problemas reais possibilitando o estudante de arquitetura vivenciar o lugar e o usuário, se mostram de suma importância na formação do arquiteto e urbanista. O objetivo desse artigo é apresentar as experiências obtidas na concepção de espaços sustentáveis na arquitetura escolar dentro da disciplina de Atelier de Projetos. A metodologia articula ensino, pesquisa e extensão, através do contato com a comunidade, planejamento e execução de um espaço de educação ambiental. Foram realizadas visitas ao local, aplicação de questionários à equipe pedagógica e construção de uma horta didática no pátio da escola selecionada. Por fim, tem-se a elaboração de uma proposta de uma edificação de ensino com base nos conceitos estudados e experiências vivenciadas. Percebe-se que a participação na atividade de extensão motivou os graduandos a projetarem espaços que pudessem proporcionar maior integração da escola com o entorno, uso de técnicas construtivas de menor impacto ao meio ambiente e de menor consumo energético.
Downloads
Referências
BISSOLI, Márcia. Sustentabilidade e educação ambiental no curso de arquitetura e urbanismo. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, v.17, n.20, p. 117-131, 2010.
BRANDÃO, Gustavo Krysnamurthy Linhares. Horta escolar: semeando novas práticas educacionais. Curitiba: Appris, 2016.
BRASIL. Lei n° 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 27 abr. 1999. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acesso em: 27 abril 2021.
BURGOS, Eduardo Goettert; GRIGOLETTI, Giane de Campos; PAIXÃO, Dinara Xavier da. Otimização do conforto ambiental no espaço escolar: uma visão sustentável. Cinergis, v.16, n.1, 2015.
COHEN, R.; DELACOURT, C.; GRAS-LEGUEN, C.; Launay, E. COVID-19 and schools. Guidelines of the French Pediatric Society, Archives de Pédiatrie, n.7, v.27, p. 388-392, 2020.
COLLINS, Peter. The Eighteenth Century Origins of Our System of Full-Time Architectural Schooling. Journal of Architectural Education, v.33, n.2, p.2-6, 1979.
COLUSSO, I.; HECK, A. Novas práticas pedagógicas no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos: o atelier de projeto e a rede Mercosul. 2015. PROJETAR 2015, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
DOURADO, Juscelino; BELIZÁRIO, Fernanda; PAULINO, Alciana. Escolas Sustentáveis. São Paulo: Oficina de Textos, 2015.
FLORIO, Wilson. O croqui no atelier de projeto: desafios no ensino de arquitetura na era digital. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, v. 1, n. 1, p.50-76, 2013.
GONÇALVES, Joana Carla Soares e DUARTE, Denise Helena Silva. Arquitetura sustentável: uma integração entre ambiente, projeto e tecnologia em experiências de pesquisa, prática e ensino, Ambiente Construído, v.6, n. 4, p. 51-81, 2006.
IJSN – Instituto Jones dos Santos Neves. Censo demográfico 2010: indicadores dos bairros do município de Vitória. Disponível em: < http://www.ijsn.es.gov.br/>. Acesso em 28 de maio de 2021.
JESUS, Djanires Lageano Neto de e SILVA, Roberta de Arruda Braga. A inclusão da educação ambiental nos conteúdos curriculares do ensino superior sul-mato-grossense: cenários e perspectivas, Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.11, n.2, p.164-177, 2016.
KOWALTOWSKI, Doris C.C. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
LEITE, Izabel Farias e SILVA, Heitor de Andrade. Ateliês de projeto de design e de arquitetura: espaço, ensino e suas correlações. Revista PROJETAR, v.3, n.3, p. 47-60, 2018.
MACIEL, Sergio Dias; AMORIM, Arivaldo Leão de; CHECCUCCI, Érica de Sousa; SANTOS, Kyane Bomfim. Ateliê digital integrado: segundo ano da experiência de ensino de projeto Arquitetônico mediado por computador, Gestão e Tecnologia de Projetos, v.16, n.1, p.60-79, 2021.
PLATAFORMA AGENDA 2030. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: < http://www.agenda2030.org.br>. Acesso em 27 de abril de 2021.
PONZIO, Angelica Paiva; MACHADO, Andréa Soler. O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de Projeto Arquitetônico. III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo arquitetura, cidade e projeto: uma construção coletiva, 2014, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: 2014.
RHEINGANTZ, Paulo Afonso. Por uma arquitetura da autonomia: bases para renovar a pedagogia do ateliê de projeto de arquitetura, Arqtexto, n.6, p. 42-67, 2005.
SAFT, Daniela Mengue; PERES, Paulo Edelvar Corrêa; LINK, Dionísio; NISHIJIMA, Toshio. Paisagismo no pátio escolar: a arte como instrumento de sensibilização à educação ambiental, REMOA, n.2, v.2, p. 285-296, 2011.
SCHIBUOLA, Luigi; TAMBANI, Chiara. High energy efficiency ventilation to limit COVID-19 contagion in school environments, Energy & Buildings, n.240, p. 1-14, 2021.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
VILLA, Simone Barbosa e ORNSTEIN, Sheila Walbe. Qualidade ambiental na habitação: Avaliação Pós-Ocupação. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Erica Coelho Pagel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).