Contribuições do design no cenário pandêmico do COVID-19: gestão de projetos para profissionais de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i2.190995

Palavras-chave:

Covid-19, DCU, Desenvolvimento do Produto, Caixa de Intubação e Extubação

Resumo

A pandemia causada pelo novo Coronavírus, afetou a vida e alterou o cotidiano de praticamente todos os países, bem como sua população, e devido à alta taxa de transmissão, compreende-se que os profissionais da saúde, fazem parte do grupo de risco e são os mais vulneráveis devido à exposição diária a pacientes infectados. A COVID-19 foi a principal causa das hospitalizações e as intervenções nas vias aéreas dos pacientes são necessárias para a intubação e extubação orotraqueal dos pacientes. Durante a abordagem inicial deste procedimento as vias aéreas dos pacientes podem gerar gotículas de líquidos resultantes da fala ou tosse, em forma de aerossóis, os quais aumentam o risco de transmissão da COVID-19. Este artigo teve por objetivo relatar o processo desenvolvimento de uma caixa Intubação e Extubação com abordagem do Design Centrado no Usuário. A pesquisa tem natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivo exploratório e explicativo, e foi dividida em duas fases: Suporte teórico (1) e Desenvolvimento do Produto (2). Foi desenvolvida uma caixa de intubação e extubação, com suportes tecnológicos para levantamento criação, simulação e materialização, utilizando-se dos princípios do Design Centrado no Humano e da Ergonomia, com ênfase nos profissionais da saúde no contexto hospitalar. O produto se mostrou viável, pois proporcionou a postura corporal adequada dos profissionais da saúde e paciente, atendeu aos critérios e requisitos projetuais, e possibilitou um procedimento mais seguro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade (NGD/LDU). Tem experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design, Design Universal, Design Inclusivo e Design Saúde, e na área de engenharia, especificamente com ergonomia, produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção ambos da Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou Estagio Sênior na Universidad Politécnica de Valencia (UPV Espanha - CAPES). É pesquisador CNPq (PQ1A), foi Coordenador do Comité Assessor do CNPq (CA DI) e foi é Coordenador Adjunto da área de Arquitetura, Urbanismo e Design (CAPES AUD). Líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design e membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA).

  • Diogo Pontes Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutorando em Design pelo Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pesquisador do Núcleo de Gestão de Design & Laboratório de Design e Usabilidade (NGD/LDU). Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (2016); Especialista em Design de Interiores pela UniFACISA (2018); Mestre em Ciência e Tecnologia em Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba (2019) e ex-colaborador no Laboratório de Pesquisa em Tecnologias 3D (LT3D), vinculado ao Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (2019). Foi professor substituto do curso de Design da Universidade Federal da Paraíba entre os anos de 2018 – 2020, onde ministrou disciplinas de Linguagem Visual, Modelagem Digital, Projeto do Produto, Desenho Projetivo, Representação Gráfica, e foi coordenador do Laboratório de Criação Virtual (LabDigital). Tem experiência na gestão de processo de desenvolvimento de novos produtos para saúde (Equipamento médico-hospitalar e Dispositivos de Tecnologia Assistiva), no desenvolvimento de projetos de Interiores e Mobiliários residencial e comercial, adquiras nas experiências profissionais no Studio Sérgio J. Mattos, na Rack Industria e Projetos para Instalação Comercial e Top Serviços e Equipamentos Comercial. Nos últimos anos, tem pesquisado na linha de Gestão e Tecnologia com desenvolvimento de projetos com abordagem centrada no humano, com ênfase na instrumentação tecnológica no desenvolvimento de projetos, por meio de softwares de projeto assistido por computador e fabricação assistida por computador.

  • Leonardo Braun, Universidade Federal de Santa Catarina

    Pesquisador na área de Gestão de Design. Possui graduação em Design pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2019), Mestrando em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina, com início em 2020. Possui formações na área de desenvolvimento de produtos com foco no setor moveleiro.  Atualmente é pesquisador do Núcleo de Gestão de Design e do Laboratório de Design e Usabilidade (NGD/LDU), com ênfase na Gestão do Design, onde desenvolve pesquisas na área da Gestão, Usabilidade, Desenvolvimento de Produtos, Design Centrado no Ser Humano, Design Inclusivo, Design Universal e Análise de Serviços.

  • Cesar Nunes Giracca, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduado em Engenharia Biomédica, Mestre em Design (gestão e tecnologia) pela UFSC, Doutorando em engenharia de produção (Produto e processo) na UFSC, com experiencia em produtos médicos hospitalares e engenharia clínica. Especialista em compósitos de carbono no desenvolvimento de dispositivos de tecnologia assistiva, conhecimento em testes regulamentais internacionais avaliativos. Conhecimento de normativas nacionais e internacionais de órgãos regulatórios. Conhecimento avançado em eletrônica com atuação em Engenharia Clinica, Engenharia de produtos medico hospitalares, manutenção de redes e microcomputadores, no setor de automóveis em geral. Colaborador Cientifico no NGD/LDU Núcleo de gestão e design.

  • Susana Cristina Domenech, Universidade Estadual de Santa Catarina

    Possui graduação em Química (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1992), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997) e Doutorado em Engenharia de Materiais (Universidade Federal de Santa Catarina, 2002) com período sanduíche na Martin-Luther Universität Halle-Wittenberg (Alemanha) e Albert-Ludwigs Universität Freiburg (Alemanha). Professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Centro de Educação à Distância (CEAD) - Departamento de Educação Científica e Tecnológica (DECT). Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Design, e no Laboratório de Interfaces e Interações em Tecnologias Assistivas, (UDESC). Líder do Grupo de Pesquisa "Instrumentação, Comportamento motor e Saúde", e membro do grupo de pesquisa "Tecnologia Assistiva e Fatores Humanos". Membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Assistivas - RPDTA (CNPq). Principais tópicos de pesquisa: Comportamento motor, Ergonomia, Ciência e Engenharia de Materiais, e tecnologias assistivas. Bolsista PQ - 2 do CNPq desde 2020.

  • Alice Henrique dos Santos Sumar, Universidade Federal de Santa Catarina

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2012. Concursada pelo Estado de Santa Catarina no mesmo ano, trabalha como Fisioterapeuta Intensivista no Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes (HRSJ-HMG), onde foi Coordenadora da Equipe de Fisioterapia da Unidade de Terapia Intensiva de 2018 à 2020. É preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde em Urgência, Emergência e Intensivismo do HRSJ-HMG, onde foi Coordenadora de Área da Fisioterapia do Programa de 2019 à 2020. É membro da Comissão de Protocolos Clínicos para COVID-19 do HRSJ-HMG, onde participou da elaboração dos protocolos clínicos para atendimento aos pacientes com COVID-19, bem como protocolos de segurança dos colaboradores. Foi docente do curso de Fisioterapia da UDESC de 2019 à 2021. Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) e pela Faculdade Estácio de Sá (2018). Mestre em fisioterapia cardiorrespiratória pela UDESC (2018), doutoranda em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua nas linhas de pesquisa relacionadas a fisioterapia intensiva, fraqueza muscular adquirida na UTI, cuidados paliativos, fisiopatologia da sepse, exercício físico, processos inflamatórios pulmonares e COVID-19. Possui experiência profissional nas áreas de fisioterapia em terapia intensiva, hospitalar, emergência e cuidados paliativos.

  • Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, Universidade Estadual de Santa Catarina / Universidade Federal de Santa Catarina

    Pesquisadora CNPq (PQ 2) na área de Desenho Industrial. Professora do Departamento de Design na Universidade do Estado de Santa Catarina e do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós Doutora em Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina com estágio na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2017). Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto e Processo na linha de pesquisa de Metodologias de Projeto de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design na linha de Gestão de Design, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Graduada em Desenho pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Cursos na Universidade de Salamanca (Espanha). Coordenadora de Projetos do Núcleo de Gestão de Design e do Laboratório de Design e Usabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina desde o ano de 2000. Ministra disciplinas de: Gestão de Design; Design Centrado no Ser Humano; Ergonomia e Usabilidade em Produtos e Serviços; Metodologias de Projeto de Design; Projeto de Embalagem; Tecnologias Assistivas, dentre outras. Orienta alunos de graduação e pós-graduação em níveis de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA), projetos em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (Terapia Ocupacional e Engenharia), Universidade Federal da Paraíba (Design).

Referências

Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO). O que é Ergonomia? Disponível em: https://www.abergo.org.br/o-que-%C3%A9-ergonomia. Acesso em: 21 jan 2022.

AZHAR, Muhaimin Noor et al. COVID-19 aerosol box as protection from droplet and aerosol contaminations in healthcare workers performing airway intubation: a randomised cross-over simulation study. Emergency Medicine Journal, [S.L.], v. 38, n. 2, p. 111-117, 20 nov. 2020. BMJ. http://dx.doi.org/10.1136/emermed-2020-210514.

BAI, Johnny-Wei et al. Opening the discussion on a closed intubation box. Trends in anaesthesia and critical care, [S.L.], v. 33, p. 1-4, ago. 2020. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.tacc.2020.06.004.

BAXTER, Mike. Projeto de Produto: guia prático para o desenvolvimento de produtos. São Paulo: Blücher, 2011.

BEGLEY, J. L. et al. The aerosol box for intubation in coronavirus disease 2019 patients: an in⠰situ simulation crossover study. Anaesthesia, [S.L.], v. 75, n. 8, p. 1014-1021, jun. 2020. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/anae.15115.

BRENDLER, Clariana Fischer; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves. Método para obtenção de medidas antropométricas utilizando um digitalizador 3D de baixo custo. Design e Tecnologia, [S.L.], v. 6, n. 11, p. 53, 1 ago. 2016. PGDesign / Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.23972/det2016iss11pp53-67.

BRENDLER, C. F.; TEIXEIRA, F. G.; PIZZATO, G. Z. de A. HERIP - Modelo Humano Digital Paramétrico para análise ergonômica virtual do projeto de produto. Human Factors in Design, Florianopolis, v. 9, n. 18, p. 097-125, 2020. DOI: 10.5965/23167963091820200967.

CARDOSO, Lenon et al. Intubação Orotraqueal Prolongada: e a indicação de traqueostomia. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, v.16, n.14, p.170-173, 2014. https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/18202/pdf.

CAVALCANTE, Vitória Soares Pinho; DUTRA, Luz Mariana Alfonso. Protocolo para Intubação Orotraqueal (IOT) segura na pandemia da COVID-19: no cenário do sistema único de saúde. Health Residencies Journal, v.1, n.2, p.62-70, 2020. https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/23.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (org.). Brasil perde ao menos um profissional de saúde a cada 19 horas para a COVID. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/brasil-perde-ao-menos-um-profissional-de-saude-a-cada-19-horas-para-a-COVID_85778.html. Acesso em: 10 ago. 2021.

COOK, T. M. et al. Consensus guidelines for managing the airway in patients with COVID ‐19. Anaesthesia, [S.L.], v. 75, n. 6, p. 785-799, abr. 2020. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/anae.15054.

DE SOUZA, Caroline Battistello Cavalheiro; SAVI, Rafael. Design centrado no usuário e o projeto de soluções educacionais. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial-ISSN-1983-1838, p. 33-52, 2015.

DEJEAN, Pierre-Henri; NAËL, Michel. Ergonomia do Produto. In: FALZON, Pierre (ed.). Ergonomia. São Paulo: Editora Blucher, 2007. Cap. 44, p. 640.

DREYFUSS, H.; TILLEY, A. R. The measure of man and woman: Human factors in design. John Wiley & Sons, 2001.

EVERINGTON, K. Taiwanese doctor invests device to protect US doctors against coronavirus. Taiwan News, 2020. Disponível em: https://taiwannews.com.tw/en/news/3902435. Acesso: 20 de Ago. 2020.

FONG, Sunny et al. Impact of aerosol box on intubation during COVID-19: a simulation study of normal and difficult airways. Canadian Journal of Anesthesia/Journal Canadien D'Anesthésie, [S.L.], v. 68, n. 4, p. 496-504, 9 out. 2020. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s12630-020-01825-y.

FRANÇOIS, Tine et al. Simulation-Based Rapid Development and Implementation of a Novel Barrier Enclosure for Use in COVID-19 Patients: the splashguard cg. Critical Care Research and Practice, [S.L.], v. 2020, p. 1-8, 17 dez. 2020. Hindawi Limited. http://dx.doi.org/10.1155/2020/3842506.

GIACOMIN, Joseph. What Is Human Centred Design? The Design Journal, [S.L.], v. 17, n. 4, p. 606-623, dez. 2014. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.2752/175630614x14056185480186

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GIRGIS, Alexander M. et al. Novel Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Aerosolization Box: design modifications for patient safety. Journal of Cardiothoracic and Vascular Anesthesia, [S.L.], v. 34, n. 8, p. 2274-2276, ago. 2020. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1053/j.jvca.2020.05.001.

GÓMEZ‐RÍOS, Manuel Ángel et al. Estudo cruzado e randômico comparando os laringoscópios Airtraq® NT, McGrath® MAC e Macintosh para intubação nasotraqueal em simulação de via aérea fácil e difícil em manequim. Brazilian Journal of Anesthesiology, [S.L.], v. 66, n. 3, p. 289-297, maio 2016. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjan.2016.02.014.

GORE, Russell K. et al. Intubation Containment System for Improved Protection from Aerosolized Particles During Airway Management. Ieee Journal of Translational Engineering In Health And Medicine, [S.L.], v. 8, p. 1-3, 2020. Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). http://dx.doi.org/10.1109/jtehm.2020.2993531.

GUPTA, Vivek et al. Negative pressure aerosol containment box: an innovation to reduce covid-19 infection risk in healthcare workers. Journal Of Anaesthesiology Clinical Pharmacology, [S.L.], v. 36, n. 5, p. 144, 2020. Medknow. http://dx.doi.org/10.4103/joacp.joacp_217_20.

HELLMAN, Samuel et al. Rapid clearing of aerosol in an intubation box by vacuum filtration. British Journal Of Anaesthesia, [S.L.], v. 125, n. 3, p. 296-299, set. 2020. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.bja.2020.06.017.

HSU, Steven H et al. Aerosol containment box to the rescue: extra protection for the front line. Emergency Medicine Journal, [S.L.], v. 37, n. 7, p. 400-401, 11 jun. 2020. BMJ. http://dx.doi.org/10.1136/emermed-2020-209829.

IDEO. The Field Guide to Human-Centered Design. 1. ed. Canadá: Ideo.org, 2015.

IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e produção (2nd ed.). Blucher, 2005.

International Ergonomics Association (IEA). What is Ergonomics? Disponível em: https://iea.cc/what-is-ergonomics/. Acesso em: 20 jan 2022.

ISO 9241-210:2019. Ergonomics of human-system interaction — Part 210: Human-centred design for interactive systems, 2019.

KEARSLEY, R.. Intubation boxes for managing the airway in patients with COVID‐19. Anaesthesia, [S.L.], v. 75, n. 7, p. 969-969, 24 abr. 2020. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/anae.15081.

LAI, Jianbo, et al. Factors Associated With Mental Health Outcomes Among Health Care Workers Exposed to Coronavirus Disease 2019. JAMA Netw Abrir. 2020; v.3, n.3, 23 mar. 2020. doi:10.1001/jamanetworkopen.2020.3976

LEONEL, Filipe (org.). Pesquisa analisa o impacto da pandemia entre profissionais de saúde. 2021. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-analisa-o-impacto-da-pandemia-entre-profissionais-de-saude. Acesso em: 10 ago. 2021.

MADABHUSHI, Praneeth et al. Time to adapt in the pandemic era: a prospective randomized non ⠳inferiority study comparing time to intubate with and without the barrier box. Bmc Anesthesiology, [S.L.], v. 20, n. 1, p. 1-8, 14 set. 2020. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/s12871-020-01149-w.

MANIAR, Amjad; JAGANNATHAN, Balavenkatasubramanian. The aerosol box. Journal of Anaesthesiology Clinical Pharmacology, [S.L.], v. 36, n. 5, p. 141, 2020. Medknow. http://dx.doi.org/10.4103/joacp.joacp_283_20.

MATSUMOTO, Toshio; CARVALHO, Werther Brunow de. Intubação traqueal. Jornal de Pediatria, [S.L.], v. 83, n. 2, p. 83-90, maio 2007. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0021-75572007000300010.

MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. GODP - Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos: Uma metodologia de Design Centrado no Usuário. Florianópolis: NGD/ UFSC, 2016. Disponível em: ‹www.ngd.ufsc.br›. Acesso em: 24 fev. 2022.

MERINO, E.; COSTA, D. P.; PAULO, I.; GIRACCA, C.; MERINO, G. Design e Tecnologia no Contexto Hospitalar: desenvolvimento de uma cadeira móvel para banho e higienização, com ênfase nas atividades do profissional da saúde. Design e Tecnologia, v. 11, n. 22, p. 139-152, 30 jun. 2021.

MORAES, A. D., & Mont’alvão, C. (2010). Ergonomia: Conceitos e Aplicações (1st ed.). 2AB.

NORMAN, D. A. Design do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Racco, 2002.

OPAS (2020) OPAS/OMS Brasil - Cerca de 570 mil profissionais de saúde se infectaram E 2,5 mil morreram POR COVID-19 nas Americas | OPAS/OMS. (n.d.). Pan American Health Organization / World Health Organization. Acesso: 27 de novembro de 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6270:cerca-de-570-mil-profissionais-de-saude-se-infectaram-e-2-5-mil-morreram-por-covid-19-nas-americas&Itemid=812

REHM, Markus et al. Protecting Health Care Workers: use of a body covering transparent sheet during and after intubation of patients with covid-19. Anesthesia & Analgesia, [S.L.], v. 131, n. 2, p. 111-112, 1 maio 2020. Ovid Technologies (Wolters Kluwer Health). http://dx.doi.org/10.1213/ane.0000000000004939.

RUBIN, J., CHISNELL, D. Handbook of Usability Testing: Howto Plan, Design, and Conduct Effective Tests. Indianapolis: Wiley Publishing, 2008.

SAMPSON, Christopher; BECKETT, Adam. A Novel, Inexpensive Portable Respiratory Protection Unit for Prehospital Use: a technical note. Cureus, [S.L.], v. 5, n. 12, p. 1-7, 4 maio 2020. Cureus, Inc.. http://dx.doi.org/10.7759/cureus.7954.

SIMAN, Andréia Guerra et al. Cápsula para uso durante o gerenciamento de vias aéreas. Depositante: Universidade Federal de Viçosa. Procurador: Maria Cristina Valim Lourenço Gomes. BR n. 102020014712-9-A2. Depósito: 20 jun. 2020. Concessão: 27 out. 2020.

TEIXEIRA, Carmen Fontes de Souza et al. A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 25, n. 9, p. 3465-3474, set. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020259.19562020.

Downloads

Publicado

2022-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MERINO, Eugenio Andrés Díaz; COSTA, Diogo Pontes; BRAUN, Leonardo; GIRACCA, Cesar Nunes; DOMENECH, Susana Cristina; SUMAR, Alice Henrique dos Santos; MERINO, Giselle Schmidt Alves Diaz. Contribuições do design no cenário pandêmico do COVID-19: gestão de projetos para profissionais de saúde. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 239–260, 2022. DOI: 10.11606/gtp.v17i2.190995. Disponível em: https://periodicos.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/190995.. Acesso em: 20 maio. 2024.