ENSINO DO URBANISMO NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: TECENDO A COMPREENSÃO DA CIDADE PARA A ATIVIDADE PROJETUAL
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v11i1.99209Palabras clave:
Ensino do urbanismo, Projeto pedagógico, Relação entre arquitetura e urbanismo, Inovação.Resumen
Este artigo trata de uma reflexão sobre o ensino do urbanismo e sua articulação com a atividade projetual em escolas de Arquitetura e Urbanismo a partir da elaboração e implantação de um projeto pedagógico inovador para um curso de Arquitetura e Urbanismo na região Nordeste do Brasil. Como relato de experiência, inicialmente o artigo tratará as bases conceituais e empíricas que deram origem à construção de uma visão crítica sobre os cursos de Arquitetura e Urbanismo na região. Em seguida serão abordados os critérios que foram a base deste novo projeto pedagógico e algumas estratégias adotadas para o ensino de urbanismo, principalmente a inclusão de uma disciplina que trata de planejamento urbano no primeiro semestre do curso e uma atividade de reconhecimento da cidade como palco da ação do arquiteto e urbanista. Por ser uma experiência ainda recente, serão relatadas as primeiras avaliações feitas por docentes e alunos sobre a aplicação prática dos critérios mencionados.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-04-04
Número
Sección
Artículos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
VIANNA, Mônica Peixoto; CAVALCANTI, Débora Barros. ENSINO DO URBANISMO NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: TECENDO A COMPREENSÃO DA CIDADE PARA A ATIVIDADE PROJETUAL. Gestão & Tecnologia de Projetos (Gestión y tecnología de proyectos), São Carlos, v. 11, n. 1, p. 121–133, 2016. DOI: 10.11606/gtp.v11i1.99209. Disponível em: https://periodicos.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/99209.. Acesso em: 10 mar. 2025.