Mediação da informação no contexto da biblioteca universitária: evidências temáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i1p125-144

Palavras-chave:

Mediação da informação, Biblioteca universitária, Revisão integrativa, Ciência da informação

Resumo

A mediação da informação é um processo que contempla todas as atividades da biblioteca universitária. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa cujo objetivo foi investigar como os assuntos relacionados à mediação da informação em biblioteca universitária, estão sendo refletidos nos resumos da literatura cientifica publicados e indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são de abordagem quanti-qualitativa; a análise das temáticas ocorreu por meio da revisão integrativa. Na estratégia de busca, para obter resultados mais precisos, utilizou-se o operador booleano AND somado aos termos ‘mediação da informação’ e ‘biblioteca universitária’, e o marco temporal de 2009-2019. Evidenciamos que os 23 artigos analisados tinham as seguintes temáticas - mediação em ambiente virtual, mediação da informação e competência informacional, mediação implícita e explícita, tipologia da mediação, mediação para pessoas com deficiência, mediação e ação cultural, mediação para leitura e escrita e mediação e interculturalidade. Por fim constatou-se que as temáticas predominantes nas publicações analisadas, foram: a mediação em ambiente virtual, principalmente ao uso das redes sociais, à competência em informação e sua contribuição na formação dos usuários, e o conceito da mediação implícita e explícita. A partir dos resultados da pesquisa, conclui-se que os estudos relacionados a mediação da informação em biblioteca universitária trazem temas com enfoques complementares.

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Biografia do Autor

  • Patrícia Maria Honório Abreu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Mestranda do Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará – UFC, Brasil.

    Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará– IFCE, Brasil.

    Integrante do grupo de pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação.

  • Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Marília, Brasil.

    Professora do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará – UFC, Brasil.

    Líder do grupo de pesquisa - Competência e Mediação em Ambientes de Informação.

     

  • Virgínia Bentes Pinto, Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Sciences de l'Information et de la Co. Université Stendhal-Grenoble-3, França.

    Professora Titular da Universidade Federal do Ceará – UFC, Brasil.

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Publicado

2021-06-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ABREU, Patrícia Maria Honório; FARIAS, Gabriela Belmont de; PINTO, Virgínia Bentes. Mediação da informação no contexto da biblioteca universitária: evidências temáticas. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 12, n. 1, p. 125–144, 2021. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v12i1p125-144. Disponível em: https://periodicos.usp.br/incid/article/view/169027.. Acesso em: 3 nov. 2024.