Mediação da informação no contexto da biblioteca universitária: evidências temáticas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i1p125-144Palavras-chave:
Mediação da informação, Biblioteca universitária, Revisão integrativa, Ciência da informaçãoResumo
A mediação da informação é um processo que contempla todas as atividades da biblioteca universitária. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa cujo objetivo foi investigar como os assuntos relacionados à mediação da informação em biblioteca universitária, estão sendo refletidos nos resumos da literatura cientifica publicados e indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são de abordagem quanti-qualitativa; a análise das temáticas ocorreu por meio da revisão integrativa. Na estratégia de busca, para obter resultados mais precisos, utilizou-se o operador booleano AND somado aos termos ‘mediação da informação’ e ‘biblioteca universitária’, e o marco temporal de 2009-2019. Evidenciamos que os 23 artigos analisados tinham as seguintes temáticas - mediação em ambiente virtual, mediação da informação e competência informacional, mediação implícita e explícita, tipologia da mediação, mediação para pessoas com deficiência, mediação e ação cultural, mediação para leitura e escrita e mediação e interculturalidade. Por fim constatou-se que as temáticas predominantes nas publicações analisadas, foram: a mediação em ambiente virtual, principalmente ao uso das redes sociais, à competência em informação e sua contribuição na formação dos usuários, e o conceito da mediação implícita e explícita. A partir dos resultados da pesquisa, conclui-se que os estudos relacionados a mediação da informação em biblioteca universitária trazem temas com enfoques complementares.
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