Sífilis adquirida: construção e validação de tecnologia educativa para adolescentes

Autores

  • Shayane Bezerra dos Santos Universidade Regional do Cariri/ Secretária de Saúde de Recife
  • Ana Paula de Araújo Machado Laboratório de Escrita Científica da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
  • Larissa Alves Sampaio Universidade Regional do Cariri
  • Luiz Carlos de Abreu Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
  • Italla Maria Pinheiro Bezerra Laboratório de Escrita Científica da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.157752

Palavras-chave:

estudos de validação, tecnologia educacional, sífilis, adolescente

Resumo

Introdução: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a sífilis voltou a ser uma doença de alta prevalência, apresentando-se como um grave problema de saúde pública. Esta Infecção Sexualmente Transmissível (IST) está presente em todos os estratos sociais, países desenvolvidos e em desenvolvimento, nos portadores do vírus do HIV tanto quanto imunocompetentes, em homens e mulheres.

Objetivo: Validar um álbum seriado direcionado para adolescentes no ambiente escolar.

Método: Trata-se de um estudo do tipo metodológico, no qual se refere a investigações dos métodos de obtenção e organização de dados para construir, validar e avaliar instrumentos e técnicas de pesquisa que possam posteriormente ser utilizados por outras pessoas.

As etapas metodológicas são: levantamento bibliográfico, construção do álbum seriado, validação junto aos juízes especialistas e validação com público alvo. Após a obtenção dos dados, a análise dar-se-á pelo software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0, dispondoos, posteriormente, em tabelas. Este projeto de pesquisa será submetido a um Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos delegado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) através da Plataforma Brasil, conforme Resolução 466/12.

Inovação: Este é o primeiro trabalho com objetivo de validar um álbum seriado direcionado para adolescentes no ambiente escolar, desenvolvido por profissionais especialistas no assunto e com capacidade de disponibilizar informações importantes, resultando em medidas preventiva que influenciam diretamente nos serviços de saúde.

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Biografia do Autor

  • Shayane Bezerra dos Santos, Universidade Regional do Cariri/ Secretária de Saúde de Recife

    Graduada em enfermagem

    Especialista em Assistência e Gestão em Saúde da Família

    Residente em Saúde Coletiva

  • Luiz Carlos de Abreu, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

    Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local

  • Italla Maria Pinheiro Bezerra, Laboratório de Escrita Científica da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

    Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, Bolsista CAPES

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Publicado

2019-05-06

Edição

Seção

Artigos Originais