A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p354-368Palavras-chave:
Alfabetização matemática, Argumento justificativo, Insucesso matemático, Argumento racional, Argumento naturalResumo
O presente estudo discute argumentação e seu uso no ensino da Matemática, para com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Procurou-se responder à seguinte indagação: “o uso da argumentação matemática pode contribuir na aprendizagem dos alunos, tanto da matemática quanto da argumentação?”. A metodologia consistiu em utilizar a argumentação para analisar a sua influência na alfabetização matemática. Desenvolveu-se parte da pesquisa em um período de 60 dias, com foco nos estudos dos números em diversos contextos, propondo momentos de diálogos, discussões e reflexões por meio dos questionamentos feitos pela professora, instigando e analisando a expressão oral dos alunos durante o estudo dos conteúdos. Diante disso, foi possível observar nos relatos dos alunos uma maior interação no diálogo com a professora e com os colegas, a reorganização das ideias, após ouvir outras opiniões, e um pensamento racional dos alunos que indicava uma compreensão do conceito matemático em estudo.
Downloads
Referências
BALACHEFF, N. A argumentação matemática: um precursor problemático da demonstração. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 770-815, 2022. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57664/39411. Acesso em: 21 nov. 2023.
BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/ SEF. 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 21 nov. 2023.
BRETON, P. A Argumentação na Comunicação. 2. ed. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
CHILEMBO, A. M. A percepção dos professores e alunos sobre o baixo rendimento escolar em matemática na 11ª classe. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa, 2020. https://recil.ensinolusofona.pt/bitstream/10437/12001/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20com%20j%c3%bari%20Arminda%20Marisa%20Chilembo%20final.pdf. Acesso em: 21 nov. 2023.
COSTA, M. L. A Argumentação de Alunos do Ensino Fundamental na Solução de Problemas Envolvendo Expressões Aritméticas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão – SE, 2022.
DANTAS FILHO, J. V. Baixo rendimento na disciplina de Matemática. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 4, n. 9, p. 98-113, set/dez, 2017. https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/download/2129/2143. Acesso em: 21 nov. 2023.
FIORIN, J. L. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.
GIL, P. D. B. A história da matemática no fomento de uma cultura de argumentação em sala de aula. 2012. 736 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação Especialidade de Educação Matemática) Universidade do Minho, Portugal, 2012.
SÁ, L. P.; KASSEBOEHMER, A. C; QUEIROZ. Esquema de Argumento de Toulmin como Instrumento de Ensino: Explorando Possibilidades. Revista Ensaio. v.16. n. 03. p.147-170. set/dez. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/WfDs8R99nzsc6QPntc8F5Vt/?lang=pt. Acesso em: 21 nov. 2023.
NASCIMENTO, S. S; VIEIRA, R. D. Contribuições e Limites do Padrão de Argumento de Toulmin Aplicado em Situações de Argumentativas de Sala de aula de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 8 n. 2, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4018. Acesso em: 20 fev. 2023.
PLANTIN, C. A Argumentação: história, teorias, perspectivas. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RIBEIRO, L. D. M; BORGES. F. T. A Argumentação no Processo de Alfabetização de Crianças: uma Revisão da Literatura. Revista Valore, Volta Redonda, v. 5, 2020.
SALES, A. Práticas Argumentativas no Estudo da Geometria por Acadêmicos de Licenciatura em Matemática. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2010.
SALES, A. Argumentação e Raciocínio: uma revisão teórica. Nova Andradina: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2011.
SALES, A. Argumentação e Raciocínio: uma revisão teórica. In: BIANCHESSI, C. (org.). Diálogos Interdisciplinares em Educação: múltiplos saberes, novos olhares – Volume 1 [recurso eletrônico] Curitiba-PR: Editora Bagai, 2022, p. 99-108. Disponível em: https://editorabagai.com.br/product/dialogos-interdisciplinares-em-educacao-multiplos-saberes-novos-olhares-volume-1/. Acesso em: 21 nov.2023.
SCHNEIDER, A. C; GOLDMEYER, M. C. Letramento Argumentativo: a arte de argumentar. Revista Acadêmica Lincencia & acturas, v. 8, n. 2, Jul/dez, 2010. https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/176/184. Acesso em: 21 nov. 2023.
ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rosemeire da Silva Rio de Oliveira, Antonio Sales

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.