Ensino da argumentação: uma análise propositiva do gênero comentário online
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p276-292Palavras-chave:
Argumentação, Rede social, Ensino, Língua portuguesa, InstagramResumo
Este artigo objetiva examinar a ocorrência de relações discursivo-argumentativas em textos do gênero comentário online que são postados em redes sociais, paralelamente à reflexão sobre a abordagem da argumentação no ensino de Língua Portuguesa. Caracteriza-se como estudo exploratório, de natureza qualitativa e delineado por pesquisa bibliográfica. O corpus de análise é composto por um post de notícia publicado no perfil do jornal Estadão, no Instagram, e pelos comentários reativos à postagem. Os resultados da análise indicaram a ocorrência de diferentes relações argumentativas nos comentários em que os enunciados são encadeados por articuladores textuais, o que sugere a importância do trabalho com os elementos linguístico-discursivos no ensino da argumentação, sobretudo em textos contemporâneos veiculados virtualmente.
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