O MUNDO NOS TEXTOS LITERÁRIOS: RELEITURAS DA INTERPRETAÇÃO E POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i23p139-162Mots-clés :
representação, experiência estética, interpretação, ensino de literatura, leituraRésumé
O artigo traça uma ponte entre os pensamentos de três autores contemporâneos, Luiz Costa Lima, Hans Ulrich Gumbrecht e Paul Ricoeur, para repensar a imposição de interpretações – ou da necessidade de interpretação, no caso de Gumbrecht – na abordagem da leitura literária na escola, em especial no ensino médio, onde essas imposições se fazem mais presentes. Para tanto, parte-se de suas obras para estabelecer o caminho histórico da relação entre obra literária e atribuição de sentido, assim como do conceito da mimesis artistótelica e de sua leitura renascentista, sempre com foco nas novas possibilidades no que diz respeito à busca de uma experiência literária mais completa para a formação de novos leitores.
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Publiée
2017-07-18
Numéro
Rubrique
Ensaios
Comment citer
Diniz, L. G. (2017). O MUNDO NOS TEXTOS LITERÁRIOS: RELEITURAS DA INTERPRETAÇÃO E POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA. Literatura E Sociedade, 21(23), 139-162. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i23p139-162