Boris Schnaiderman e Aleksander Púchkin: dois iniciadores

Auteurs

  • Elena Vássina Universidade de São Paulo (USP)

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i26p56-67

Mots-clés :

Boris Schnaiderman, Literatura russa, Aleksander Púchkin.

Résumé

O presente ensaio tem por objetivo explorar “um percurso puchkiniano” no corpus da tradução e da ensaística do Professor Boris Schnaiderman e apontar os traços particulares e inconfundíveis do seu método de trabalho de tradutor, pesquisador, crítico e professor. O foco de análise é escolhido para tecer considerações não somente sobre sua visão de Aleksandr Púchkin (1799-1837) como “iniciador da literatura russa moderna”, mas também para destacar a importância tanto da análise comparada quanto da investigação formal da poética usada por Schnaiderman nos estudos da criação de Púchkin.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Elena Vássina, Universidade de São Paulo (USP)

    Pesquisadora e professora russa, formada na Faculdade de Letras da Universidade Estatal de Moscou Lomonóssov (MGU). Possui mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Estatal de Moscou, doutorado em História e Teoria de Arte e Pós-doutorado em Teoria e Semiótica de Cultura e Literatura pelo Instituto Estatal de Pesquisa da Arte (Rússia). Atualmente é professora da Literatura e Cultura Russas na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Literatura Comparada, de Artes Cênicas com ênfase em História e Teoria Teatral e na área de Semiótica de Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura russa, teatro russo, estudos comparados, tipologia de cultura.

Téléchargements

Publiée

2018-07-30

Numéro

Rubrique

Ensaios

Comment citer

Vássina, E. (2018). Boris Schnaiderman e Aleksander Púchkin: dois iniciadores. Literatura E Sociedade, 23(26), 56-67. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i26p56-67