Em busca da "despalavra": tradução e apresentação do Triângulo Medieval, de Samuel Beckett

Autores

  • Fábio de Souza Andrade Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i39p185-192

Palavras-chave:

Ariosto, Beckett, Orlando Furioso

Resumo

Antes de firmar-se como um dos maiores autores de teatro no século XX, o jovem Beckett ensaiou, em língua alemã, nos anos 1930, uma adaptação cênica do canto inicial de Orlando Furioso, de Ariosto. Incompleta, a obra carrega as marcas da “literatura da despalavra” beckettiana em seus estágios iniciais de formulação e antecipa os impasses e procedimentos que, amadurecidos em peças como En Attendant Godot e Fin de Partie, o tornaram uma referência incontornável do modernismo tardio europeu.

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Biografia do Autor

  • Fábio de Souza Andrade , Universidade de São Paulo

    Fábio de Souza Andrade é professor titular de Teoria Literária na USP, autor de O Engenheiro Noturno: a Lírica Final de Jorge de Lima (Edusp, 1997) e Samuel Beckett: o Silêncio Possível (Ateliê, 2001), entre outros. Crítico literário e ensaísta, colaborou com o Jornal da Tarde, O Estado de S. Paulo e foi colunista da Folha de S.Paulo. Tradutor da obra do dramaturgo irlandês e, com Ana Helena Souza, lidera o Grupo de Pesquisa Samuel Beckett (USP/CNPq).

Referências

Mark Nixon, Samuel Beckett’s German Diaries 1936–1937. Londres: Continuum, 2021.

Samuel Beckett, Disjecta: Escritos diversos e um fragmento dramático. Tradução de Fábio de Souza Andrade, Rio de Janeiro: Globo/Biblioteca Azul, 2022, p.73-77.

Van Hulle, D.; Verhulst, P. Mittelalterliches Dreieck (Appendix I). In: The Making of Samuel Beckett’s En Attendant Godot/Waiting for Godot. London/Antwerp: Bloomsbury/ University Press Antwerp, 2017, p. 330-38.

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

Andrade , F. de S. (2024). Em busca da "despalavra": tradução e apresentação do Triângulo Medieval, de Samuel Beckett. Literatura E Sociedade, 30(39), 187-192. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i39p185-192