O grande encontro: uma reflexão sobre o diálogo entre o verbal e o visual em Lampião e Lancelote
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p133-142Palavras-chave:
Hipertextualidade, Leitura, Literatura Infantil, Multiplicidade.Resumo
Este artigo, a partir do conceito calviniano de multiplicidade, propõe-se a analisar o livro Lampião e Lancelote, de Fernando Vilela, publicado em 2007 pela Cosac Naify, buscando abordar o grande encontro entre tempos, espaços, personagens, culturas, gêneros, artes e técnicas por meio do diálogo entre o verbal e o visual. Sob a perspectiva de um “sistema de sistemas”, em que cada um condiciona os demais e é condicionado por eles, o presente texto debruça-se sobre a cartografia da referida obra destinada à infância (espécie de mapa hipertextual), apresentando um itinerário de leitura (caminhos possíveis de interpretação), de modo a refletir como o leitor abre links e mais links, percorrendo a rede de significados que é tecida no imbricamento de linguagens.
Downloads
Referências
BORGES, J. L. Pierre Menard, autor del Quijote. In: Ficciones. Madrid: Alinza, 1991.
CALVINO, I. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
CALVINO, I. Seis propostas para o próximo milênio. 3.ed., São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CARVALHAL, T. F.. Intertextualidade: A migração de um conceito. Revista Via Atlântica. São Paulo: Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, n.9, 2006.
GÓES, L. P. Olhar de descoberta: proposta analítica de livros que concentram várias linguagens. São Paulo: Paulinas, 2003.
O PENSADOR, G. Um garoto chamado Roberto. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
PANOZZO, N. S. P. Leitura no entrelaçamento de linguagens: literatura infantil, processo educativo e mediação. 2007. 211 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
STAM, R. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
SOUSA, R. Ver e tornar visível: formulações básicas em cinema e vídeo. Lisboa: Universidade Aberta, 1992.
VILELA, F. Lampião & Lancelote. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
WALTY, I. L. C.: Fonseca, M. N. S.; Cury, M. Z. F. (orgs) Palavra e imagem: leituras cruzadas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
WANDELLI, R. Leituras do hipertexto: viagem ao Dicionário Kazar. Florianópolis: Editora da UFSC; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Manuscrítica. Revista de Crítica Genética
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.