A poética de Mais com mais dá menos: diálogo intermitente entre camadas, colagens, capas, cores, manchas, páginas, palavras, silhuetas e monotipias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p8-24Palavras-chave:
infância, artefato lúdico, Literatura Infantil, livro-objeto, livro infantil.Resumo
Para a reedição do livro Mais com mais dá menos, de 2011, o escritor Bartolomeu Campos de Queirós convidou, como ilustradores e designers, os irmãos Marcelo Drummond e Marconi Drummond. Percebe-se, à primeira visada, desde a capa, a intenção de provocar o leitor mediante um ‘jogo verbo-visual’ em todo o projeto gráfico. A dupla de artistas utilizou o processo criativo analógico em monotipia para as ilustrações, finalizando-as com a inserção de silhuetas como colagens digitais. No presente artigo, objetivou-se criticar o objeto-livro em toda a sua poética: o gesto criativo dos ilustradores ao coletar silhuetas, mobilizados pelo pacto ficcional (personalidade avarenta e burocrática do protagonista da narrativa) e o encontro da letra e da imagem na página (justaposição), tudo isto resultando em níveis de colagens que proporcionam a fruição de diferentes camadas de leitura. O entendimento deste encontro entre palavra e imagem alinha-se aos conceitos dispostos nas obras A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática, de Leo H. Hoek, e Poéticas do visível, de Márcia Arbex, visando qualificar a obra estudada como livro-objeto-visual, isto é, como dispositivo visual capaz de proporcionar uma experiência de leitura multimodal.
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