A poética de Mais com mais dá menos: diálogo intermitente entre camadas, colagens, capas, cores, manchas, páginas, palavras, silhuetas e monotipias
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p8-24Mots-clés :
infância, artefato lúdico, Literatura Infantil, livro-objeto, livro infantil.Résumé
Para a reedição do livro Mais com mais dá menos, de 2011, o escritor Bartolomeu Campos de Queirós convidou, como ilustradores e designers, os irmãos Marcelo Drummond e Marconi Drummond. Percebe-se, à primeira visada, desde a capa, a intenção de provocar o leitor mediante um ‘jogo verbo-visual’ em todo o projeto gráfico. A dupla de artistas utilizou o processo criativo analógico em monotipia para as ilustrações, finalizando-as com a inserção de silhuetas como colagens digitais. No presente artigo, objetivou-se criticar o objeto-livro em toda a sua poética: o gesto criativo dos ilustradores ao coletar silhuetas, mobilizados pelo pacto ficcional (personalidade avarenta e burocrática do protagonista da narrativa) e o encontro da letra e da imagem na página (justaposição), tudo isto resultando em níveis de colagens que proporcionam a fruição de diferentes camadas de leitura. O entendimento deste encontro entre palavra e imagem alinha-se aos conceitos dispostos nas obras A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática, de Leo H. Hoek, e Poéticas do visível, de Márcia Arbex, visando qualificar a obra estudada como livro-objeto-visual, isto é, como dispositivo visual capaz de proporcionar uma experiência de leitura multimodal.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte, Programa de Pós-graduação em Letras – Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006.
BURGER, Peter. Teoria da Vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
CLÜVER, Claus. Inter textus / inter artes / inter media. In: Aletria – Revista de Estudos de Literatura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, n. 14, 11-41, jul./dez., 2006.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.
HOEK, Leo H. A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte, Programa de Pósgraduação em Letras – Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006.
KRESS, Gunther. Multimodal discourse analysis. In: JEWITT, Carey (Ed.). The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. London: Routledge, 2009.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: SESI-SP, 2018.
MESSIAS, Adriano. Maurícia. Belo Horizonte: Ed. Baobá, 2014.
PERLOFF, Marjorie. O momento futurista: avant-garde, avant-guerre, e a linguagem da ruptura. São Paulo: EDUSP, 1993.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Mais com mais dá menos. Belo Horizonte: RHJ, 2011.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. A literatura é esse espaço onde o que sonhamos encontra o diálogo. Disponível em:<http://www.plataformadoletramento.org.br/download/entrevista-bartolomeucampos-de-queiros.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2019.
RIBEIRO, Ana Elisa. O E-mail de Caminha. Belo Horizonte: RHJ, 2014.
SEITZ, William C. The art of assemblage. New York: The Museum of Modern Art, 1961.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Manuscrítica. Revista de Crítica Genética 2019

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .