Processo criativo para livros de artista literários: poema URANO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i49p232-244

Palabras clave:

grabado en cobre, libro de artista, poesía

Resumen

Este é o resumo do trabalho apresentado no Congresso de Crítica Genética em La Plata, Argentina, em outubro de 2022, em que abordo o processo de criação utilizando gravura, encadernação e produção literária autoral. O poema URANO, do livro de artista de mesmo nome, que foi traduzido para o Espanhol para ser apresentado na ocasião. Falo da influência e referência artística de Hercules Segers, holandês dos séculos XVI e XVII, um dos primeiros artistas a fazer gravura em metal para transportar seus quadros. Ele, inclusive, utilizou as mesmas matrizes para compor quadros diferentes, caracterizados pela diferença de entintagens. A experiência é esta, em que faço gravuras, porém não as passo para a tela, utilizo a mesma matriz para fazer diversas entintagens e imprimir gravuras diferentes, compondo as ilustrações de um livro autoral: texto, imagens e encadernações. Para isso, as referências teóricas são G. Bachelard, G. Deleuze, A.Warburg e Didi-Huberman, a partir das quais, tenho meu processo criativo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Silvia Ferreira Lima, Prefeitura Municipal de Campinas

    Possui graduação em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), atuando principalmente no seguinte tema: Professora de Português, Comunicação e Expressão, Redação Publicitária, Teoria da Comunicação, Literatura Brasileira, Literatura Inglesa e Inglês Instrumental. Já atuou como autora e tutora de cursos à distância na Universidade Anhembi Morumbi *(2001). Trabalha ainda como professora de Ensino Médio e Fundamental de Inglês e Português (Redação Criativa e Literatura) e autora de livros didáticos, paradidáticos e ensaios. Atualmente, dedica-se à área artística, principalmente a ilustração, gravura e produção de livros. Doutorado em Poéticas Visuais na UNICAMP/SP, com a tese: OLHARES PARA DENTRO E PARA FORA: uma cartografia do corpo humano através da gravura em julho de 2019. Pratica xilogravura, serigrafia, calcogravura, cologravura e monotipia. Começou a participar de exposições artísticas. Atualmente trabalha na Prefeitura de Campinas como Professora de Português PEB III. Possui um atelier em casa, onde dá aulas particulares.

Referencias

BACHELARD, G. A Terra e os Devaneios da Vontade. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 1ª ed., 1991.

DELEUZE, G. Mil Platôs vol 1. São Paulo: Editora 34, 1995.

DELEUZE, G. Mil Platôs vol 4. São Paulo: Editora 34, 2012.

DIDI-HUBERMAN, G. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.

HIND, A. M. A History of Engraving & Etching: from the 15th century to the year 1914. New York: Dover Publications, 2020.

SEGERS, H. The Mysterious Landscapes of Hercules Segers. Nova Iorque: MET Museum, 2017 (exposição). Disponível em: <https://www.metmuseum.org/exhibitions/listings/2017/hercules-segers>. Acesso em: 21 jun. 2023.

WARBURG, A. Atlas Mnemosyne. Madrid: Ediciones AKAL, 2010.

Publicado

2023-08-01

Cómo citar

Lima, S. F. . (2023). Processo criativo para livros de artista literários: poema URANO. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 49, 232-244. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i49p232-244