Processo criativo para livros de artista literários: poema URANO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i49p232-244Palabras clave:
grabado en cobre, libro de artista, poesíaResumen
Este é o resumo do trabalho apresentado no Congresso de Crítica Genética em La Plata, Argentina, em outubro de 2022, em que abordo o processo de criação utilizando gravura, encadernação e produção literária autoral. O poema URANO, do livro de artista de mesmo nome, que foi traduzido para o Espanhol para ser apresentado na ocasião. Falo da influência e referência artística de Hercules Segers, holandês dos séculos XVI e XVII, um dos primeiros artistas a fazer gravura em metal para transportar seus quadros. Ele, inclusive, utilizou as mesmas matrizes para compor quadros diferentes, caracterizados pela diferença de entintagens. A experiência é esta, em que faço gravuras, porém não as passo para a tela, utilizo a mesma matriz para fazer diversas entintagens e imprimir gravuras diferentes, compondo as ilustrações de um livro autoral: texto, imagens e encadernações. Para isso, as referências teóricas são G. Bachelard, G. Deleuze, A.Warburg e Didi-Huberman, a partir das quais, tenho meu processo criativo.
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Referencias
BACHELARD, G. A Terra e os Devaneios da Vontade. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 1ª ed., 1991.
DELEUZE, G. Mil Platôs vol 1. São Paulo: Editora 34, 1995.
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