Letramento Multissemiótico: da leitura à produção literária Construindo livro-brinquedo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p155-167Palavras-chave:
leitura, escrita, dialogismo, criação de livro-brinquedo.Resumo
O presente estudo refere-se à elaboração de livros-brinquedo por alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo o desenvolvimento do gosto e a habilidade da leitura e da escrita. A proposta foi realizada no ano letivo de 2018, na perspectiva dos estudos de Bakhtin e da teoria Histórico-Cultural. Nesta linha, as leituras dos diversos gêneros ganharam sentidos e significados a partir dos diálogos realizados na sala de aula, permitindo aos alunos a relação entre eles, entre eles e os diferentes elementos que compõem a literatura infantil (palavra, imagem, imaginário e brincadeira), e entre eles e a professora. No final do projeto os alunos estavam engajados com a prática da leitura e da escrita, houve a ampliação do repertório cultural e das possibilidades de compreensão, além de terem se tornado mais criativos.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
CANI, J. B.; COSCARELLI, C. V. Textos multimodais como objetos de ensino: reflexões em propostas didáticas. IN: KERSCH, D. F.; CANI, J. B.; COSCARELLI, C. V. (Orgs). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas – SP: Pontes, 2016.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1 – Artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2014.
CHARTIER, R. Os desafios da escrita. Trad. Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PAULÍNIA – Ensino Fundamental, anos iniciais. Documento elaborado pelo coletivo docente da Rede Municipal de Ensino, 2011.
LEITE, S. A. da S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia. São Paulo, v.20, 2012.
MARCUSCHI, L. A.. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARISCAL, E. Rolha Pedagógica. 2015 Disponível em: http://educatube.blogspot.com/2015/03/a-rolha-pedagogica-uma-reflexao-sobre.html. Acesso em: 23 de fev. de 2019.
OLIVEIRA, M. K. O problema da afetividade em Vygotsky. In: LA TAILLE, Y. Piaget, Vygotsky, Wallon – Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial, 1992.
PAES, J. P. Poemas para brincar. Ilustrações: Luiz Maia. São Paulo: Ática, 2011, p. 3.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.
PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil - repercussões no campo educacional. 2010. 295f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
SEGATTO, L. S. G.; KNOLL, F. Análise dos recursos multimodais em texto publicitário impresso. Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, p. 66-83, jan./jun. 2013. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo. Acesso em: 15 de fevereiro de 2019.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Manuscrítica. Revista de Crítica Genética
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.