Vamos contar de novo? gêneros discursivos, adaptação e memória cultural em filmes do Homem-Aranha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218690

Palavras-chave:

adaptação, gêneros discusivos, memória cultural, histórias em quadrinhos, cinema

Resumo

Objetiva analisar o papel da memória e da memória cultural no processo de adaptação entre e no interior de gêneros discursivos no mercado cinematográfico de super-heróis. Como corpus de análise selecionamos três adaptações do personagem de histórias em quadrinhos Homem-Aranha: Homem-Aranha, de 2002; O Espetacular Homem-Aranha, de 2012 e Homem-Aranha, de volta ao lar, de 2017. Como referencial teórico, trabalharemos com Bakhtin (1997) que compreende os gêneros discursivos como um conjunto de enunciados semelhantes; Assmann (2011), Erll (2010) e Heller (2003) para conceituar a memória cultural, vista como uma construção oriunda dos vestígios que emanam de obras culturais; Hutcheon (2013), que compreende a adaptação como um processo que constrói algo novo; e Todorov (2013) em sua ideia da tensão entre diferença e repetição na elaboração de narrativas. Metodologicamente, utilizaremos Vanoye e Goliot-Lété (2011), com a ideia de construção de sentidos por meio de fragmentos fílmicos. Concluímos que a adaptação utiliza a memória como elemento do processo de construção enunciativa, sendo fundamental na produção de obras da indústria cultural e sua dinâmica de diferença e repetição para a produção de uma memória cultural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Robson Santos Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professor Adjunto do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutor em Memória Social na área de Memória e Linguagem do curso de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017), Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004).

Referências

ASSMANN, Aleida. Espaços de recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Unicamp, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRIDI, Natália. Homem-Aranha de volta ao lar é o filme de herói que mais arrecadou em 2017 até agora. Omelete, 2017. Disponível em < https://www.omelete.com.br/mulher-maravilha/homem-aranha-de-volta-ao-lar-e-o-filme-de-heroi-que-mais-arrecadou-em-2017-ate-agora>. Acesso em: 10 nov. 2023.

BUTCHER, Pedro. A reinvenção de Hollywood: cinema americano e produção de subjetividade nas sociedades de controle. Contemporânea, v. 2, n. 3, 2004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/contemporanea/article/view/23154/16515. Acesso em: nov. 2023.

CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL= Captain America: civil war. Produção de Kevin Feige. Direção de Anthony Russo; Joe Russo. [S.l.]: Marvel Studios, c2016. 1 Blu-Ray (147 min.). son., color.

COSTA, Robson Santos. Os jogos de memórias e a construção de universos: as adatações cinematográficas de histórias em quadrinhos de super-heróis. Rio de Janeiro, 2017, 241 f. Tese (Doutorado) - Programa de PósGraduação em Memória Social, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

DODEBEI, Vera; GOUVEIA, Inês. Memória do futuro no ciberespaço: entre lembrar e esquecer. Revista de Ciência da Informação, v. 09, n. 5, out. 2008. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/01/pdf_6800219dcb_0007635.pdf. Acesso em: nov. 2023.

ERLL, Astrid. Cultural memory studies: an introduction. ERLL, Astrid; NÜNNING, Ansgar (Eds.). A companion to cultural memory studies. Berlin: Nova York: Walter de Gruyter, 2010. p. 1-13.

O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA= Tha amazing spiderman. Produção de Avin Arad. Direção de Marc Webb. [S.l.]: Sonny Studios, c2012. 1 Blu-Ray (136 min.). son., color.

GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec Editora, 2010.

GONDAR, Jô. Quatro proposições sobre memória social. In: GONDAR, Jô; DODEBEI, Vera (Org.). O que é memória social? Rio de Janeiro: ContraCapa Livraria, 2005. p. 11-26.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

HELLER, Agnes. Memoria cultural, identidad y sociedad civil. Indaga, n. 1, p. 5-17, 2003.

HOMEM-ARANHA, DE VOLTA AO LAR= Spiderman, homecoming. Produção de Kevin Feige. Direção de Jon Watts. [S.l.]: Marvel Studios, c2017. 1 Blu-Ray (133 min.). son., color.

HOMEM-ARANHA= Spiderman. Produção de Grant Curtis. Direção de Sam Raimi. [S.l.]: Sonny Studios, c2002. 1 Blu-Ray (121 min.). son., color.

HOWE, Sean. Marvel Comics: a história secreta. São Paulo: Leya, 2013.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. 2. ed. Florianópolos: UFSC, 2013.

MERINO, Francisco. A instabilidade do universo diegético: cânone, reboot e subversão nos franchises cinematográficos. In: ENCONTRO ANUAL DA AIM, 2022, Lisboa. Atas...Lisboa, 2022, p. 280-288.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo. Rio de Janeiro: Forense, 1967.

STAMATO, Bernardo. As 15 capas mais icônicas de HQs do Homem-Aranha. EiNerd, 2017. Disponível em: https://www.einerd.com.br/as-15-capas-mais-iconicas-do-homem-aranha/. Acesso em: nov. 2023.

TODOROV, Tzevetan. As estruturas narrativas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

UAU posters. 2023. Disponível em https://uauposters.com.br/principais/filmes/spider-man-homem-aranha. Acesso em: 10 nov. 2023.

VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre análise fílmica. 7. ed. Campinas: Papirus, 2011.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Costa, R. S. (2023). Vamos contar de novo? gêneros discursivos, adaptação e memória cultural em filmes do Homem-Aranha. 9ª Arte (São Paulo), e218690. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218690