O cinema e o direito à morte
Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa (e outros títulos)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.150409Palavras-chave:
Cinema, Pedro Costa, Morte, DispositivoResumo
Este artigo discute a trajetória do realizador português Pedro Costa, apontando elementos recorrentes de sua linguagem fílmica: rostos, corpos e cartas revisitados como um aceno à morte. A partir do último filme de Pedro Costa, discorremos livremente acerca de suas experimentações em torno da linguagem, do dispositivo cinematográfico, dos aspectos políticos contidos nos filmes e, por fim, da recepção do cinema de Costa no campo cultural brasileiro.
Downloads
Referências
COELHO, E. P. Do sangue à lava. In: O cinema de Pedro Costa. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2010.
DA FONSECA, J. T. Cartas, conversas e o abismo das superfícies. In: O cinema de Pedro Costa. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2010.
FURTADO, F. Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa (Portugal, 2014). Cinética, [S. l.]. Disponível em: https://bit.ly/10zIHtN.
RANCIÈRE, J. The politics of Pedro Costa. London: Tate Modern, 2009.
SALES, M. Em busca de um novo cinema português. Portugal: Edições Labcom, 2010.
SILVA, M. A. Pedro Costa e sua poética da pobreza. Devires, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, jan.-jun. 2008.
PARENTE, A. O acontecimento cinema: entrevista a André Parente. [Entrevista cedida a] Susana Viegas. Aniki, v. 2, n. 1, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.