Memórias e enlaces

articulações entre ditadura e família no cinema argentino

Autores

  • Sandra Fischer Universidade Tuiuti do Paraná
  • Aline Vaz Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.154456

Palavras-chave:

Cinema Argentino, Memória Pós-Ditatorial, Paisagens e Espaços, Laços Familiares, Movimentos Migratórios

Resumo

Este estudo atenta para imagens de convívios familiares re-apresentados no cinema argentino de ficção como inferência de uma memória pós-ditatorial. Um olhar acurado sobre o filme Leonera (Pablo Trapero, 2008) permite tanto identificar contaminações da política opressora no plano das convivências privadas quanto refletir a respeito dos efeitos deletérios que, derivados de um ordenamento impositivo alinhado não com o acolhimento, mas sim com a exclusão, ali deixam sua marca. A saturação da ordem do público no âmbito doméstico resulta em convívios familiares abortados, motivando movimentos de fuga: exílios e refúgios, trânsitos que na perspectiva – promissora? – do devir podem vir a ser ressignificados em acolhimento e libertação.

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Biografia do Autor

  • Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Cinema pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Vice-líder do grupo de pesquisa “Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano nas Narrativas Audiovisuais” da UTP.

  • Aline Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). Pesquisadora associada ao grupo de pesquisa “Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano nas Narrativas Audiovisuais” da UTP. Bolsista Capes/Prosup.

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Publicado

2019-12-06

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Fischer, S., & Vaz, A. (2019). Memórias e enlaces: articulações entre ditadura e família no cinema argentino. Novos Olhares, 8(2), 56-63. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.154456