Pictogramas na Comunicação de Espaços Públicos: reflexões sobre o processo do design
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2012.55396Palavras-chave:
Design, pictogramas, higiene e saúde pública, banheiros, sinalização.Resumo
Este artigo tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre o uso dos pictogramas na comunicação visual em espaços públicos. Baseado nas premissas do uso social do design gráfico, na criação centrada em necessidades do usuário e na interferência positiva das emoções na recepção e interpretação de mensagens normativas, utilizamos um exercício prático de tradução gráfica de mensagem verbal – desenvolvimento de pictogramas para uso adequado de instalações e equipamentos sanitários – para rever o processo metodológico de criação em design de comunicação e destacar o papel da pragmática nas escolhas de desenho e das mensagens sociais relevantes para uma comunidade. Destacamos, igualmente, o papel das emoções no processo comunicativo do design, tanto na produção dos estímulos visuais ambientais quanto em sua potencialidade para provocar, nos usuários, respostas a esses estímulos.
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